No final desta Unidade Curricular, os estudantes serão capazes de:
•Compreender o conceito linguístico de variação.
•Identificar a diferença entre variação diatópica, diafásica e diastrática.
•Conhecer os traços gerais da variação dialetal em Portugal e as suas classificações clássicas..
•Compreender o processo de formação de Pidgins e Crioulos.
•Conhecer as linhas gerais do Planeamento Linguístico.
BRITO, R. H. & MARTINS, M. de L. (2004) “Considerações em torno da relação entre língua e pertença identitária em contexto lusófono”, Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, n. 2, Federação Lusófona de Ciências da Comunicação: São Paulo, pp. 69-77.
CRISTÓVÃO, Fernando (Dir. & Coord.), AMORIM, Maria Adelina, MARQUES, Maria Lúcia Garcia, & MOITA, Susana Brites. (Eds.). (2007) Dicionário Temático da Lusofonia. Lisboa: Texto Editores.
CINTRA, L. F. L. (1983). Estudos de Dialectologia Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa Editora.
BAXTER, A. (1996). Línguas Pidgin e Crioulas. In I. H. Faria, E. R. Pedro, I. Duarte & C. A. M. Gouveia (Eds.), Introdução à Linguística Geral e Portuguesa (pp. 535-549). Lisboa: Editorial Caminho.
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