Planeamento de Tese
Código: 23055
Departamento: DCET
ECTS: 5
Área científica: Média-Arte Digital
Total de horas trabalho: 130
Total de horas de contacto: 30

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma oportunidade para identificar as problemáticas relacionadas com a realização de uma tese de doutoramento na área da média-arte digital, enquanto elaboram um plano de trabalhos para os dois anos de elaboração da tese de doutoramento

Plano de Doutoramento
Planeamento de Tese
Tese de Doutoramento

Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de:
 - Identificar as problemáticas relacionadas com um trabalho de doutoramento em média-arte digital;
 - Especificar em detalhe o estado da arte de um subdomínio específico da média-arte digital; 
- Especificar uma proposta de trabalho de doutoramento que inclua a (s) questão/questões de investigação ou do problema a resolver, motivação, e um plano detalhado e justificado das atividades a realizar

1) Trabalho de doutoramento: principais fases, sua implementação e problemáticas associadas;
 2) Estudos dos diversos subdomínios da média-arte digital: artes visuais, sonoro/musicais, performativas, imersivas, web, multi-sensoriais, comunicação digital, etc. 
3) Planeamento do doutoramento: elementos a apresentar, formato, argumentação de suporte, planeamento temporal e de recursos, preparação da defesa. 
4) Elaboração de um plano de doutoramento numa subárea da média-arte digital, incluindo o respetivo estudo do estado da arte e uma exibição de artefacto de arte computacional relacionado, que deverá ser apresentado e defendido em sessão pública perante um júri

• Alves, M. (2013). Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo (Vol. 2). Elsevier Brasil.
 • Fortin, S., & Gosselin, P. (2014). Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ–Art Research Journal/Revista de Pesquisa em Artes, 1(1), 1-17 
• Gray, C., & Malins, J. (2016). Visualizing research: A guide to the research process in art and design. Routledge. 
• Irwin, R. L., LeBlanc, N., Ryu, J. Y., & Belliveau, G. (2018). A/r/tography as Living Inquiry. Handbook of arts-based research, New York: The Guilford Press, 37-53
• Skains, R. L. (2018). Creative practice as research: discourse on methodology. Media Practice and Education, 19(1), 82-97. 
• Turabian, K. L. (2018). A manual for writers of research papers, theses, and dissertations: Chicago style for students and researchers. University of Chicago Press.

A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo baseada na qualidade das questões e problemáticas que o estudante vai colocando ao docente/turma; do plano de doutoramento; do artefacto e sua exibição; e da sua defesa perante um júri que avaliará a pertinência e exequibilidade do plano proposto e respetivo tema juntamente com o artefacto desenvolvido e exposto. A ponderação dos elementos de avaliação e os critérios de avaliação das aprendizagens serão objecto de negociação entre professor e estudantes.

Em função da natureza teórica da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem deve observar uma abordagem baseada em trabalho individual na forma de estudo intensivo da área e do respetivo estado da arte e a participação, em turma virtual, no processo de aprendizagem colaborativa online baseada na discussão e análise crítica dos vários tópicos de estudo. O docente realiza sessões de orientação tutorial online para focalizar o esforço do estudo