Tendo em atenção que os estudantes podem não possuir (e na maioria dos casos não possuem) conhecimentos prévios no domínio do Património Arqueológico, pretende-se com esta u.c. obrigatória despertar naqueles o seu interesse e sensibilidade para a importância do Património Arqueológico no quadro dos outros patrimónios, fornecendo-lhes competências para uma abordagem integrada e perspectivada dos conhecimentos adquiridos num âmbito mais vasto de atuação, enquanto técnicos especializados na área patrimonial.
História da Arqueologia; Autarquias e Arqueologia: Legislação; Obras Públicas e Privadas.
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
• Compreender a importância do Património Arqueológico na moderna Sociedade da Informação, na construção da memória coletiva e a procura de elementos identitários;
• Conhecer a história da investigação arqueológica em Portugal e os seus principais intervenientes (breve síntese);
• Compreender o impacto da investigação arqueológica e das ações de valorização e de animação cultural.
• Obter perspectivas de gestão integrada.
- História da Arqueologia em Portugal
- Materiais arqueológicos
- Património Arqueológico e Sociedade
- Arqueologia e Autarquias
As recomendações de leitura, elementos bibliográficos e links para aceder a multimédia, serão indicados pela docente no decurso do semestre. Parte destes recursos são em língua estrangeira.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
As atividades de ensino e de aprendizagem relativas a esta unidade curricular serão realizadas em regime E-Learning, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas.
O desempenho individual de cada estudante e o interesse no acompanhamento da exposição das matérias e na sua discussão, serão devidamente valorizados, conforme os critérios apresentados no respetivo Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
Os estudantes têm de possuir um computador com ligação à Internet e endereço de correio electrónico.
Esta unidade curricular é lecionada em língua portuguesa.