Para além das Unidades Curriculares de opção oferecidas no quadro do curso, o/a estudante pode optar por realizar uma UC de entre as oferecidas nos cursos de doutoramento da NOVA FCSH e da UAb, ou das universidades estrangeiras com as quais foram estabelecidos protocolos ao abrigo do programa Erasmus +, ou ainda no quadro de seminários e projetos desenvolvidos nas Unidades de Investigação associadas ao curso (IEM, IELT, CESEM, CLUNL, IHA).
Unidades Curriculares de opção oferecidas no quadro do curso no ano letivo de 2025-2026 (2º Semestre):
- Literatura Portuguesa Medieval / Portuguese medieval Literature
- Medievalismos e Neo-medievalismos / Medievalisms and Neo-Medievalisms
– Paleografia e Diplomática / Paleography and Diplomatics
Sinopses:
O seminário de “Literatura Portuguesa Medieval” propõe um percurso de investigação aprofundada num tema à escolha do/a estudante, no âmbito da Literatura Portuguesa Medieval. Esta escolha pode incidir sobre áreas diversificadas, como a poesia lírica, a narrativa de ficção ou textos “de Autoridade” (historiográficos, didáticos, moralizantes). O/A doutorando/a é acompanhado/a na sua investigação, desde a pesquisa de fontes primárias e secundárias até à elaboração de um trabalho ilustrativo dos conhecimentos e capacidades adquiridos, desejavelmente, um estudo publicável.
Docente: Isabel Barros Dias - https://paginapessoal.uab.pt/isabelbd
O seminário \"Medievalismos e Neo-Medievalismos\" é uma unidade curricular de investigação que propõe aos estudantes uma reflexão sobre as respostas à Idade Média que se podem identificar num período cronológico que vai desde o próprio fim do período medieval até à sociedade atual, à escala global e num leque variado de contextos. A discussão será promovida em torno de três grandes eixos. Em primeiro lugar, a teoria que tem sido produzida na área de estudos que se conhece como Medievalismo/Neo-medievalismo. Por outro lado, a presença da “Idade Média” em diversos âmbitos da criação artística, entre os quais a literatura, as artes visuais, a cinematografia, a música, os videojogos. Finalmente, analisar-se-ão também as diversas formas como acontecimentos, processos, episódios e personagens de época medieval são utilizados em outros contextos, entre os quais a esfera pública e o debate político.
Docente: Alicia Miguélez Cavero - https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/docentes/amiguelez/
A Unidade Curricular “Paleografia e Diplomática” visa transmitir aos estudantes os conceitos fundamentais sobre Paleografia e Diplomática e conceder-lhes ferramentas para: (i) iniciar e desenvolver a prática de leitura paleográfica de manuscritos de diferentes períodos da Idade Média; (ii) exercitar interpretação de textos; (iii) elaborar sumários de conteúdos; (iv) dominar conhecimentos básicas sobre diplomática e demonstrar a sua aplicação.
Docente: Adelaide Millán Costa - https://paginapessoal.uab.pt/acosta