Novas Ruralidades
Código: 21084
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

As novas funções dos espaços rurais em que a agricultura não é intensiva apontam para a alteração da sua vocação tradicional enquanto produtores de bens do sector primário. Deste modo, importa considerar a intervenção do comportamento do consumidor face aos bens agro-alimentares e do Portugal agrícola enquanto motores nas novas actividades do rural.

1. Consumidor
2. Agricultura portuguesa
3. Turismo no espaço rural
4. Produtos tradicionais

- Explicar o comportamento do consumidor face aos bens agro alimentares;
- Caracterizar a agricultura portuguesa;
- Compreender as potencialidades das novas actividades do espaço rural.

1. Comportamento de compra do consumidor face aos bens agro-alimentares;
2. Agricultura portuguesa no contexto europeu;
3. Novas actividades rurais: turismo no espaço rural; valorização dos produtos agro-alimentares.

Fonseca, M. L. (Ed.) (2006), Desenvolvimento e Território: Espaços Rurais Pós-Agrícolas e Novos Lugares de Turismo e Lazer, Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa, Lisboa
Gomes et al. (2005), Novos produtos de valor acrescentado, SPI, Principia, Porto
Publicações do Instituto Nacional de Estatística
Moura, A. P. (2006), Segurança e Qualidade Alimentares na Perspectiva do Consumidor_ In Segurança e Qualidade Alimentares: Perigos, Implementação ao longo da Cadeia Alimentar e Percepção do Consumidor, Cap. 10, Universidade
Aberta, Lisboa (formato Cd-rom)

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.