Novas Energias
Código: 21156
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Esta é uma unidade curricular pluridisciplinar em que se integram conhecimentos de várias áreas da ciência para compreender as vantagens e dificuldades das diversas formas de produção e conservação de energia, atuais e futuras.  

Pretende-se que o estudante adquira uma visão estruturada e esclarecida e uma argumentação lógica sobre a energia do futuro face a aspetos prementes como o aumento das necessidades energéticas, diminuição das reservas de petróleo e aquecimento global devido à libertação de gases de efeito de estufa.

São apresentados os vários tipos de energia disponíveis, começando pelos convencionais, prosseguindo pelas renováveis e terminando com a integração de todas elas na transição energética para um futuro descarbonizado.

 

Energias convencionais

Energias renováveis e alternativas

Transição energética energética

 

Conhecer as diferentes técnicas de produção de energia, suas vantagens, dificuldades e âmbito de aplicação.

Capacidade de avaliar e selecionar as soluções de produção de energia adequadas às necessidades dos locais em análise.

Desenvolver um espírito crítico acerca da transição energética para um futuro descarbonizado

 

1.      Radiação e ambiente.

2.      Energias convencionais: fósseis, nuclear, hidroeletricidade.

3.      Energias renováveis e alternativas: eólica, solar, geotérmica, ondas, marés e biomassa.

4.      Transição energética: eletrificação e descarbonização, estabilização de rede e armazenamento de eletricidade

 

Bent Sørensen, Renewable Energy: Its physics, engineering, use, environmental impacts, economy and planning aspects.

Textos de apoio da autoria dos professores e outros recursos indicados na unidade curricular.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.