Esta é uma unidade curricular pluridisciplinar em que se integram conhecimentos de várias áreas da ciência para compreender as vantagens e dificuldades das diversas formas de produção e conservação de energia, atuais e futuras.
Pretende-se que o estudante adquira uma visão estruturada e esclarecida e uma argumentação lógica sobre a energia do futuro face a aspetos prementes como o aumento das necessidades energéticas, diminuição das reservas de petróleo e aquecimento global devido à libertação de gases de efeito de estufa.
São apresentados os vários tipos de energia disponíveis, começando pelos convencionais, prosseguindo pelas renováveis e terminando com a integração de todas elas na transição energética para um futuro descarbonizado.
Energias convencionais
Energias renováveis e alternativas
Transição energética energética
Conhecer as diferentes técnicas de produção de energia, suas vantagens, dificuldades e âmbito de aplicação.
Capacidade de avaliar e selecionar as soluções de produção de energia adequadas às necessidades dos locais em análise.
Desenvolver um espírito crítico acerca da transição energética para um futuro descarbonizado
1. Radiação e ambiente.
2. Energias convencionais: fósseis, nuclear, hidroeletricidade.
3. Energias renováveis e alternativas: eólica, solar, geotérmica, ondas, marés e biomassa.
4. Transição energética: eletrificação e descarbonização, estabilização de rede e armazenamento de eletricidade
Bent Sørensen, Renewable Energy: Its physics, engineering, use, environmental impacts, economy and planning aspects.
Textos de apoio da autoria dos professores e outros recursos indicados na unidade curricular.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.