Negócios Digitais
Código: 22148
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade curricular tem por finalidade proporcionar aos alunos o conjunto de ferramentas que suportam a implementação de iniciativas de negócios digitais em organizações.
A convergência das indústrias - das telecomunicações ao software, dos media aos fabricantes de dispositivos - está a alterar a forma de interagir com empresas e instituições. As fronteiras entre várias áreas de indústria estão-se a esbater, criando grandes oportunidades para novos modelos de negócio, inovação e rápido sucesso. Entender esses processos e os desafios fundamentais que os mesmos representam para qualquer outra empresa envolvida num ecossistema digital é o objetivo principal deste curso, focado nas ferramentas estratégicas necessárias para traduzir essas tendências nas estratégias realizáveis de negócios.

• Distinguir as características e natureza das diferentes formas de negócio digital;
• Descrever os principais modelos de negócio e respetiva aplicabilidade;
• Diferenciar as práticas de abordagem estratégica ao negócio digital;
• Aplicar uma metodologia de implementação de iniciativas digitais.

1) Introdução aos negócios digitais: definições fundamentais; suporte infraestrutural
2) Modelos de negócio digital e configurações de valor
3) Abordagem estratégica ao negócio digital
4) Metodologia para a implementação de iniciativas de negócio digital na organização.

Chaffey, D. (2011). “E-business and E-Commerce Management, 5th ed.”, Prentice Hall, USA.
São Mamede, H. (2009). “Uma Metodologia para a Implementação de Comércio e Negócio Eletrónico em Pequenas e Médias Empresas”. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, http://hdl.handle.net/1822/9542.
Gottschalk, P. (2006). “E-Business Strategy, Sourcing and Governance”, IGP, USA.
Afuah, A., Tucci, C.L. (2006). “Internet Business Models and Strategies, 2nd ed.”, McGraw-Hill, USA.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.