Este seminário proporciona um contexto para repensar a questão da literacia e a sua relação com os diferentes modos de interação simbólica e com a competência comunicativa crítica. Começando com uma discussão geral sobre a literacia, o seminário oferecerá tanto um quadro teórico para o ato de leitura como uma exploração de diferentes estratégias para abordar a leitura (tanto de textos tradicionais como de objetos multimodais) na sala de aula de ELT. O seminário incluirá também uma discussão sobre abordagens críticas ao estudo da língua e sobre a forma como tais abordagens, através da análise de exemplos do mundo real, podem ser utilizadas no contexto da sala de aula de língua inglesa.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:
1. Participar em discussões avançadas sobre a natureza e o valor da diversos conceitos de literacia, a utilização de recursos multimodais e abordagens críticas ao estudo e ensino do inglês L2;
2. Identificar abordagens diversas ao uso e à análise de textos e objectos multimodais em ELT;
3. Analizar criticamente os conceitos de leitura, literacia e multiliteracias e aplicar diversas estratégias de leitura no contexto do ensino de inglês L2;
4. Identificar o conceito de “cultura participativa” e explicar a sua relevância ao ensino de inglês L2;
5. Explorar o uso da retórica e da remediação na promoção de práticas culturais participativas na sala de aula L2;
6. Identificar e discutir os pressupostos teóricos e as consequências práticas de diversas abordagens críticas ao estudo da linguagem;
7. Desenvolver e elaborar um trabalho de investigação situado no âmbito das multiliteracias, do uso de recursos multimodais e/ou da criticidade e aplicado ao campo de ELT.
Tópico 1 - Leitura e literacia no ensino de inglês L2
Tópico 2 - Multiliteracias e multimodalidade
Tópico 3 - A cultura participativa e o ensino da língua
Tópico 4 - Retórica, remediação e cultura participativa
Tópico 5 - Linguagem e criticidade: teoria e prática
Albers, P. (Ed.) (2018). Global conversations in literacy research: Digital and critical literacies. New York and London: Routledge.
Bowen, T., and Whithaus, C. (2013). Multimodal literacies and emerging genres. Pittsburgh, PA: University of Pittsburgh Press.
Early, M., Kendrick, M. & Potts, D. (Eds.) (2015). Special topic issue: Multimodality: Out from the margins of English Language Teaching. TESOL Quarterly, 49(3).
Eyeman, D. (2015). Digital rhetoric: Theory, method, practice. Ann Arbor: The University of Michigan Press. https://doi.org/10.2307/j.ctv65swm2
Grabe, W. (2009). Reading in a second language: Moving from theory to practice. Cambridge and New York: Cambridge University Press.
Jenkins, H. (2006). Convergence culture: Where old and new media collide. New York: New York University Press.
Jenkins, H., Kelley, W., Jenkins III, H. G., Clinton, K. A., McWilliams, J., Pitts-Wiley, R. & Reilly, E.(2013) Reading in a participatory culture: Remixing Moby-Dick in the English classroom. New York and Berkeley: Teachers College Press.
Selber, S. (2004) Multiliteracies for a digital age. Carbondale, IL: Southern Illinois University Press.
Wallace, C. (2003). Critical reading in language education. Basingstoke and New York: Palgrave MacMillan.
O processo de ensino-aprendizagem, nesta u.c., decorre num ambiente virtual de aprendizagem (e-learning com base na plataforma Moodle). As metodologias de ensino seguidas articulam o estudo individual e o trabalho colaborativo. Os estudantes deverão realizar trabalho individual de pesquisa e de leitura de bibliografia, bem como de reflexão sobre as matérias em estudo. O trabalho colaborativo tem lugar em fóruns de discussão, onde os estudantes são incentivados a participar e onde devem apresentar as suas reflexões e conclusões, debater questões, apresentar e discutir trabalhos realizados.
A avaliação é contínua, baseando-se na qualidade, pertinência e fundamentação da participação nas discussões e nos trabalhos realizados (individuais e de grupo), apresentados e discutidos:
1) Trabalhos curtos e apresentações regulares (individuais e de grupo) e um relatório de avaliação contínua: 60%;
2) Trabalho final individual: 40%.