No final do seminário, o estudante deverá ser capaz de:
-desenvolver uma consciência profissional em relação a espaços de atuação que favoreçam a comunicação intercultural;
-analisar criticamente os documentos reguladores e a bibliografia de especialidade de modo a gerir adequadamente as estratégias de promoção da competência intercultural;
-utilizar conhecimentos para desenvolver estratégias adequadas no âmbito da promoção da competência plurilingue e pluricultural e da comunicação intercultural;
-elaborar exercícios de acordo com as especificidades comunicativas e contextuais de ambientes de aprendizagem multiculturais
1.Modelos de competência intercultural.
2.Competência intercultural: problematizações, contextos de aplicação e modos de operacionalização.
3.Contextos plurilingues e pluriculturais.
Será disponibilizada bibliografia elaborada pela docente no espaço de aula virtual e serão trabalhadas,entre outras, as seguintes obras:
Byram, M., B. Gribkova e H- Starkey,2002, Developing the Intercultural Dimension in Language Teaching, Strasbourg: Council of Europe Publishing – European Centre of Modern Languages in: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/source/guide_dimintercult_en.pdf
BYRAM, Michael (2008) From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship, Clevedon / New York / Ontario: Multilingual Matters.
DEARDORFF, Darla (2009) The Sage Handbook of Intercultural Competence, Los Angeles/London/New Dehli/Singapore/Washington DC: Sage Publications KRAMSCH, Claire (2000) Language and Culture, Oxford, New York, Athens, Oxford University Press.
Witte, Arnd e Theo Harden (ed.s), 2011, Intercultural Competence – concepts, challenges, evatuations, Oxford: Peter Lang.
Zarate, G. e A. Gohard-Radenkovic (eds.),2004,
La reconnaissance des compétences interculturelles: de la grille à la carte, Paris: DidierFLE.