MTC e TIC Aplicadas ao Português Língua não Materna
Código: 52018
Departamento: DH
ECTS: 10
Área científica: Ciências da Comunicação
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 55

Esta unidade curricular apresenta duas grandes linhas de trabalho. Num primeiro momento, abordam-se apenas questões gerais de metodologia de investigação científica. Num segundo momento, analisam-se diferentes tópicos relativos ao uso das TIC no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas não maternas e, paralelamente, referem-se também conteúdos novos de metodologia científica. À medida que se avança na UC, dão-se indicações sobre os conhecimentos metodológicos que deverão ser especialmente aplicados nas várias atividades.

 

Metodologias de investigação

Tecnologia da Informação e Comunicação

Ensino-aprendizagem de línguas não maternas

  • Conhecer e aplicar os aspetos metodológicos fundamentais na elaboração e apresentação de trabalhos científicos;
  • Demonstrar um conhecimento panorâmico e crítico da área da aprendizagem de línguas intensificada por tecnologias, em termos da sua história, conceitos, possibilidades e ferramentas digitais atualmente aplicadas ao ensino e à aprendizagem de línguas não maternas;
  • Planear, de forma crítica e fundamentada, a criação de ambientes de aprendizagem decorrentes do cruzamento entre as características das TIC e as exigências da didática das línguas não maternas, adequados à situação educativa (público-alvo, objetivos, contexto, etc.);
  • Desenvolver competências de investigação na área de aprendizagem de línguas intensificada por tecnologias.

 

Nesta Unidade Curricular serão trabalhados os seguintes tópicos:

  1. Metodologia do Trabalho Científico: estruturação de um trabalho de investigação; considerações éticas; revisão bibliográfica; principais métodos de investigação; recolha de dados; normas de citação (tema associado ao tópico 2); análise de dados; preparação de um projeto de trabalho científico e escrita do mesmo (temas associados ao tópico 3); estrutura de um artigo científico; resumo (temas associados ao tópico 4).
  2. Introdução às TIC no Ensino-Aprendizagem de Línguas: elementos da sua história, alguns conceitos e classificações, bem como discussões sobre as vantagens do uso das TIC nesta área.
  3. Uso de Ferramentas Digitais no Ensino-Aprendizagem de LNM: exemplos e reflexão sobre os mesmos, incluindo a referência a metodologias de ensino-aprendizagem especialmente apoiadas nas TIC (e.g., sala de aula invertida, ensino a distância, aprendizagem de línguas assistida por telemóveis).
  4. Investigação em Aprendizagem de Línguas Intensificada por Tecnologias: alguns exemplos de diferentes tipos de investigação incluindo trabalhos relacionados especificamente com o PLNM.

**Metodologia de Investigação

American Psychological Association. (2022). APA Style common reference examples guide. https://apastyle.apa.org/instructional-aids/reference-examples.pdf  

Pereira, A., Lopes, I., Coelho, V., & Miguel, V. (2023). Guia para a elaboração de citações e referências bibliográficas. Normas APA, 7.ª edição . Politécnico de Leiria. https://www.ipleiria.pt/sdoc/wp-content/uploads/sites/10/2024/03/Guia_APA_7Ed_06MAR2024.pdf 

Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico (pp. 130-141). Lidel.

Severino, A. J. (2007). Metodologia do Trabalho Científico. Cortez. [23.ª ed.]

Universidade Aberta (2022). Normas de apresentação de trabalhos académicos, a defender em provas públicas como requisito para obtenção do grau de Doutor ou de Mestre na Universidade Aberta. Universidade Aberta. https://portal.uab.pt/dsd/wp-content/uploads/sites/19/2022/02/Normas-Teses-Dissertacoes_2022.pdf

Walliman, N. (2011). Research Methods: The Basics. Routledge.

Wallwork, A. (2022). Writing an Academic Paper in English. Intermediate Level. Springer.

**TIC no ensino-aprendizagem de LNM

Azevedo, O. (2018). Flipped Classroom na Aula de Português Língua Não Materna: Proposta de uma unidade temática. Portuguese Language Journal, 12, 9–21.

Cambridge English Italy. (2021, março 17). Cambridge Online Experience 2021 - Practical tips for using digital tools in & out of the classroom [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=qR7prQezht4 

Campà, L. V., & Ayuga, J. M. D. (2021). Case Study 9, Japan: Influence of Tasks on Student’s Interaction and Learning in a Telecollaboration Project Between Japan and Spain. Em L. Miller & J. G. Wu (Eds.), Language Learning with Technology: Perspectives from Asia (pp. 167–182). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-2697-5_14

Castelo, A. (2021, setembro 23). Ensinar e aprender pronúncia de línguas estrangeiras online. 1.o  Webinar “Dar a Voz à Língua” [Vídeo]. http://hdl.handle.net/10400.2/12023 ; https://fb.watch/8DUUxnJCnU/

Castelo, A. (2022). FunEasyLearn: An App for Learning Pronunciation? Em A. Mesquita, A. Abreu, & J. V. Carvalho (Eds.), Perspectives and Trends in Education and Technology. Smart Innovation, Systems and Technologies (Vol. 256, pp. 395–405). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-5063-5_32

Chang, M.-M., & Hung, H.-T. (2019). Effects of Technology-Enhanced Language Learning on Second Language Acquisition: A Meta-Analysis. Educational Technology & Society, 22(4), 1–17.

Chun, D. M. (2019). Current and Future Directions in TELL. Educational Technology & Society, 22(2), 14-25.

Chun, D., Kern, R., & Smith, B. (2016). Technology in language use, language teaching, and language learning. The Modern Language Journal, 100, 64-80.

Dias, H. B., & Bidarra, J. (2010). Inovar a aprendizagem online do português L2: Novos media digitais e o desenvolvimento de tarefas. Primeiras Jornadas TicLínguas, 1, 1–11. http://hdl.handle.net/10400.2/2716

Fielden, L. V., Rico, M., & Naranjo, M. J. (2020). Flipped Classrooms: Making them Work for Foreign Language Students. Diacrítica, 34(1), 336–354. https://doi.org/10.21814/diacritica.286

Gomes, N., Lopes, S., & Araújo, S. (2016). Mobile learning: A powerful tool for ubiquitous language learning. Em A. Pareja-Lora, C. Calle-Martínez, & P. Rodríguez-Arancón (Eds.), New perspectives on teaching and working with languages in the digital era (pp. 189–199). Research-publishing.net. http://dx.doi.org/10.14705/rpnet.2016.tislid2014.9781908416353

Gonzalez-Vera, P. (2016). The e-generation: The use of technology for foreign language learning. Em A. Pareja-Lora, C. Calle-Martínez, & P. Rodríguez-Arancón (Eds.), New perspectives on teaching and working with languages in the digital era (pp. 51–61). Research-publishing.net. http://dx.doi.org/10.14705/rpnet.2016.tislid2014.9781908416353

Hafner, C. A., & Miller, L. (2021). Language Learning with Technology in the Classroom. Em L. Miller & J. G. Wu (Eds.), Language Learning with Technology: Perspectives from Asia (pp. 13–30). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-2697-5_2

Hiradhar, P., & Bhattacharya, A. (2022). ICT in English Language Education. Bridging the Teaching-Learning Divide in South Asia. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-9005-1 

Hubbard, P. (2006). Evaluating CALL Software. Em L. Ducate & N. Arnold (Eds.), Calling on CALL: From Theory and Research to New Directions in Foreign Language Teaching (pp. 1-26). CALICO.

Kukulska-Hulme, A. (2021). Moving Language Teaching and Learning from the Known to the Unknown. Em L. Miller & J. G. Wu (Eds.), Language Learning with Technology: Perspectives from Asia (pp. 3–12). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-2697-5_1

Kukulska-Hulme, A., & Viberg, O. (2018). Mobile collaborative language learning: State of the art. British Journal of Educational Technology, 49(2), 207–218. https://doi.org/10.1111/bjet.12580

Lee, A. S.-J., & Ho, W. Y. J. (2021). Case Study 5, Macao: Using Google Docs for Peer Review. Em L. Miller & J. G. Wu (Eds.), Language Learning with Technology: Perspectives from Asia (pp. 123–132). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-2697-5_10

Liakin, D., Cardoso, W., & Liakina, N. (2015). Learning L2 pronunciation with a mobile speech recognizer: French /y/. CALICO Journal, 32(1), 1–25. https://doi.org/10.1558/cj.v32i1.25962

Lindeiner-Strasky, K. von  (2022, maio 19). Machine Translation in language learning and teaching. 5.º Webinar “Dar a Voz à Língua” [Vídeo]. Vimeo.

Miranda, G. L. (2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, 41‑50.

Wu, J. G., & Miller, L. (2021). From In-Class to Out-Of-Class Learning: Mobile-Assisted Language Learning. Em L. Miller & J. G. Wu (Eds.), Language Learning with Technology: Perspectives from Asia (pp. 31–48). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-2697-5_3

Yu, X. (2021). O desenho dos materiais digitais de aprendizagem autorregulada: No ensino de PLE em nível básico. Portuguese Language Journal, 15, 68–82.

Zhang, D., & Pérez-Paredes, P. (2021). Exploring Chinese EFL Teachers’ Perceptions of Augmented Reality in English Language Education. Em L. Miller & J. G. Wu (Eds.), Language Learning with Technology: Perspectives from Asia (pp. 197–210). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-2697-5_16

 

O trabalho nesta Unidade Curricular baseia-se na metodologia e-learning descrita no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, que pressupõe dois tipos de aprendizagem:

         (A) individual - associada ao estudo dos conteúdos da UC por parte de cada mestrando, por meio da leitura crítica e refletida dos recursos fornecidos para cada Tópico e da realização de atividades de aprendizagem (sujeitas a avaliação formativa ou sumativa);

         (B) colaborativa - concretizada através da participação ativa nas discussões nos fóruns de cada Tópico, contribuindo, assim, para a construção coletiva do conhecimento.

A metodologia de trabalho apoia-se, pois, na realização de atividades de aprendizagem com suporte nos diversos recursos fornecidos.

Nesta UC, a avaliação formativa será concretizada através do feedback fornecido pela professora (e também pelos colegas) nos fóruns relativos aos vários tópicos. 

Haverá ainda três elementos de avaliação sumativa:

- Avaliação A (6 valores): breve revisão bibliográfica sobre as TIC no ensino-aprendizagem de línguas (3 páginas), aplicando os conhecimentos metodológicos principalmente sobre revisão da literatura e normas de citação;

- Avaliação B (6 valores): dois resumos (o do artigo científico indicado, incluindo resultados, e o do trabalho final a realizar pelo próprio mestrando, ainda sem resultados), aplicando os conhecimentos metodológicos principalmente sobre métodos de investigação, estrutura de artigo científico e resumo;

- Avaliação C (8 valores): trabalho final (eventualmente com a forma de um breve artigo científico) sobre qualquer tema no âmbito dos tópicos tratados na UC, aplicando os conhecimentos metodológicos desenvolvidos.

Os critérios da avaliação sumativa serão incluídos no ficheiro das instruções associado a cada elemento de avaliação.