Na unidade curricular Modelos de Educação a Distância o estudante analisa os conceitos os fundamentos teóricos dos diversos modelos da educação a distância e as problemáticas em torno da interação a distância , da abertura, da personalização, da rede e dos novos desafios emergentes no campo entre os quais: a abertura, os OER, a docência distribuída, os PLE, o mobile learning , os MOOCs entre outros. O estudante deverá estudar, discutir modelos ou teorias pedagógicas da educação a distância (gerações e emergentes) , aprofundar os novos desenvolvimentos da educação a distância em rede e organizar e planificar programas e projetos com base em propostas e problemas colocados pela docente.
Modelos de Educação a Distância;
Modelos Pedagógicos;
Modelos Emergentes.
Pretende-se que, no final desta UC, o estudante adquira e desenvolva competências centradas na problemática dos modelos de EaD, nomeadamente:
• Refletir, analisar e efetuar uma adequação das ideias pré-concebidas e falsas ideias sobre Educação a Distância e Educação Online;
• Analisar, discutir e avaliar os fundamentos teóricos do Educação a Distância;
• Sintetizar e relacionar conceitos, modelos e teorias de EaD;
• Conhecer com profundidade as teorias e modelos pedagógicos da educação a distância;
• Conhecer os modelos existentes e teorias emergentes relevantes na Educação Online.
I: Os Fundamentos e os Pioneiros da Educação a Distância
II: A Educação Online e os modelos emergentes
• Anderson, T.( 2011). Three Generations of Distance Education Pedagogy, IRRODL, vol 12, 3, pp.1-10
• Anderson T. (2008). (Ed)Theory and Practice of Online Learning, Athabasca Univ. Press
• Garrison, R. (2000).Theoretical Challenges for Distance Education in 21st Century: A shift from structural to transactional issues, IRRODL, 1,1-17
• Morgado, L. (2011).Personalization and Openness through Social Media, Wankel, C. (Ed). Educating Educators with Social Media, 133–149, Emerald Group Publishing Limited: UK
• Olaf Zawacki-Richter, Anderson, T. (2014). Online Distance Education: Towards a Research Agenda, Athabasca Univ. Press
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.