Mito e Literatura
Código: 52087
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 32

Esta unidade curricular propõe uma reflexão em torno da relação entre Mito e Literatura numa perspetiva comparatista e multidisciplinar. Partindo do conceito de mito questionar-se-á a sua atualização no âmbito dos estudos literários, na interseção da tematologia e da análise do motivo na literatura. 
Serão objeto de estudo textos teóricos essenciais sobre o mito, assim como será desenvolvida uma reflexão crítica sobre mitos presentes na História da Literatura e em particular na Literatura Portuguesa contemporânea. 
Observaremos assim mitos literários como o de D. Juan, o sebastianismo como mito do regresso do homem providencial no teatro do século XX e o mito fundacional de Lisboa.
Esta UC pretende ainda oferecer aos estudantes um quadro hermenêutico e metodológico para a exploração da narrativa.

Mito
Literatura
Estudos Comparados

No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de

• Conhecer as principais conceções do mito na sua relação com o logos;
• Conhecer as principais metodologias e conceitos operativos relacionados com o estudo do mito, aplicando-os à exploração hermenêuticas de textos literários de várias épocas e de diversa configuração poético-narrativa e ideológica;
• Realizar, de forma autónoma, trabalho de pesquisa conducente ao desenvolvimento de um trabalho original na(s) área(s) da UC.

1. O mito: horizontes teóricos e metodológicos
2. Literatura e mito: paradoxos, tensões e convergências
3. Intertextualidades míticas e multidisciplinaridade

Camus, Albert.  O Mito de Sísifo. Livros do Brasil, 2016.
Durand, Gilbert. Mito, símbolo e metodologia. Lisboa, Presença, 1982.
Durand, Gilbert. «O retorno do mito: introdução à mitodologia. Mitos e sociedades». FAMECOS, v. 1, n. 23, p. 7-22, 2004.
Eliade, Mircea. Aspectos do Mito. Edições 70, 1986.
Lobo, Antonio de Sousa Silva Costa. Origens do Sebastianismo. Texto Editores, 2011.
Lourenço, Eduardo.  Portugal como Destino Seguido de Mitologia da Saudade. Gradiva, 1999. 
Machado, Álvaro Manuel e Daniel-Henri Pageaux. Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura. Presença, 2001.
Quadros, António. Poesia e Filosofia do Mito Sebastianista. Guimarães Editores, 2001.
Rodrigues, Urbano Tavares. O Mito de D. Juan e outros ensaios de escreviver. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.
Saramago, José. Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido. Caminho, 2005.
Trousson, Raymond.  Temas e Mitos. Questões de método. Livros Horizonte, 1989.

 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

O seminário adota a modalidade de classe virtual que decorre online na plataforma de elearning Moodle da UAb. Os estudantes desenvolvem trabalho em duas linhas diferentes mas complementares: 1) Trabalho individual, ao estudarem e investigarem os temas que lhes são propostos no seminário e ao refletirem sobre eles com base na leitura crítica dos textos disponibilizados; 2) Aprendizagem colaborativa, ao discutirem com os colegas as questões postas em debate, ao participarem ativamente nos trabalhos de grupo, contribuindo assim para a construção conjunta do conhecimento.
É privilegiada a comunicação assíncrona feita através da participação nos fóruns de discussão enquanto espaço de debate das questões em estudo.