Métodos Qualitativos em Investigação Educacional
Código: 11070
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A presente unidade curricular pretende facilitar o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de pesquisa, a partir do domínio de metodologias qualitativas de investigação. A sua conceção encontra-se estreitamente articulada com as unidades curriculares de metodologias e de métodos de investigação presentes na área de formação específica do plano de estudos do curso.
Os objetivos da unidade curricular são definidos numa lógica de transversalidade e, por consequência, serão concretizados pela abordagem dos diferentes conteúdos em estudo.
As competências propostas contemplam dimensões básicas, específicas e transversais do perfil dos licenciados em Educação. Já em relação aos objetivos e conteúdos da U.C., estes assumem-se como etapas iniciais de um processo formativo no domínio das metodologias qualitativas de investigação em educação que será consolidado nos ciclos seguintes de formação (2º e 3º ciclos).
 

investigação em educação
métodos qualitativos
instrumentos
análise qualitativa de dados

No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

  1. Investigar fenómenos educativos;  
  2. Desenhar estratégias metodológicas de investigação adequadas aos diferentes contextos de intervenção social;
  3. Aplicar perspetivas e metodologias de investigação qualitativa nas diferentes fases da pesquisa: planeamento, trabalho de campo, análise de dados, conclusões e propostas de melhoria.
  4. Elaborar instrumentos de recolha de informação adequados aos objetivos e contextos da pesquisa.
  5. Dominar diferentes técnicas de análise qualitativa de dados.
  6. Dominar linguagens especializadas no domínio da Educação;
  7. Promover trabalho colaborativo interdisciplinar e multicultural.

 

1.0 A investigação qualitativa em Educação
1.2 Evolução e perspetivas atuais sobre a Investigação Qualitativa
1.3 Normas éticas na investigação qualitativa.

 

2. O Processo de investigação Qualitativa
2.1. Métodos e Técnicas de Recolha de informação
2.2. Técnicas de amostragem
2.3. Técnicas de recolha de dados
2.4. Análise qualitativa de dados
2.5. Software de apoio à análise de dados
 
3. Qualidade da investigação qualitativa
3.1. Critérios de qualidade.
 
4. Comunicação dos processos e resultados da investigação
4.1. Relatórios escritos
4.2. Disseminação da investigação.
 

  • Aires, L. (2015). Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional (1ª edição atualizada). Lisboa: Universidade Aberta.
  • Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa. Coimbra: Edições Universidade de Coimbra.
  • Creswell, J. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa. Editora: Penso.

 
Bibliografia complementar.

  • Buendia, L., & Colás Bravo, P. (1998). Métodos de investigación en psicopedagogía. McGraw-Hill.
  • Flick, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Morata.
  • Packer, M. (2011). The Science of Qualitative Research. NY: Cambridge University Press.
  • Tójar, J. C. (2006). Investigación cualitativa. Comprender y actuar. Madrid: La Muralla.

 

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.