Metodologias de Investigação (MISE)
Código: 22161
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Sistemas de Informação Empresariais
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40

Visa-se proporcionar aos alunos um espaço de desenvolvimento de espírito crítico científico, enquanto identificam e assimilam os principais processos, metodologias e práticas de investigação em ciência e tecnologia dando especial ênfase às tecnologias e sistemas de informação.

investigação científica
investigação em tecnologias de informação
metodologias de investigação em ciência e tecnologia

Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
- Reconhecer a importância da investigação científica no desenvolvimento e avanço tecnológico dos sistemas e soluções informáticas;
- Identificar as principais características, diferentes fases e estratégias metodológicas de investigação científica dando especial ênfase à área da informática;
- Identificar as principais características dos textos científicos e as técnicas de escrita e argumentação empregues na sua elaboração;
- Aplicar as estratégias metodológicas de investigação e as técnicas de escrita científica na realização de um estudo do estado da arte ou recessão de artigo existente numa subárea científica da informática e apresentar os seus resultados na forma de um artigo curto científico.

1 - Métodos e técnicas do Projecto de Investigação: motivação de base; teoria de suporte; investigação tradicional; investigação interpretativa; investigação em informática, ênfase em tecnologias e sistemas de informação; técnicas associadas;
2 - Métodos Sistemáticos de Pesquisa de Informação Científica;
3 - Concepção e escrita de um artigo científico;
4 - Apresentação e defesa de trabalhos científicos.

- "Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches", Creswell, John W. 3rd ed (2008). London:Sage Publications. ISBN: 978-1412965576.
- "Writing a winning dissertation: a step by step guide", Glattorn, A., Randy, L. J., 2nd edition (2005). Corwin Press. ISBN:978-0761939610
Secundária:
- "Writing for Computer Science", Zobel, J., 2nd ed. (2004), Springer, ISBN: 978-1-85233-802-2.
- "On Being a Scientist: Responsible Conduct in Research", National Academy of Sciences, National Academy of Engineering, et all, 3rd ed. (2009), The National Academies Press, ISBN: 978-0-309-11970-2.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.