Metodologias de Investigação e de Elaboração de Trabalho Científico
Código: 52032
Departamento: DH
ECTS: 7.5
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 41

Este seminário pretende ser, antes de mais, um espaço de reflexão e debate em torno da problemática da construção do saber na área das Ciências Humanas. Neste sentido, além de apresentar e discutir os processos metodológicos (e os seus respectivos auxiliares técnicos) mais adequados a cada tipo de investigação ou cada objecto específico de estudo, visa criar, no estudante, a autonomia necessária à pesquisa e à escrita de uma dissertação de Mestrado, procurando ajudá-lo a identificar e ultrapassar obstáculos que habitualmente surgem durante o processo.

1. Ciências sociais
2. Metodologia
3. Pesquisa
4. Escrita

No final deste seminário, o estudante deverá conseguir:
• pesquisar, seleccionar e processar diferentes tipos de informação a partir de diversos suportes e fontes;
• aplicar normas e procedimentos metodológicos adequados aos diferentes tipos de investigação ou de objectos de estudo;
• desenvolver a clareza e a assertividade com vista à apresentação fundamentada de um projecto de investigação;
• conceber e delinear um projecto de investigação.

1. Palomar (Ítalo Calvino) ou a ambição de ordenar o mundo: objectivos e limites de uma investigação em Ciências Humanas
2. Circunscrever e analisar o objecto de estudo: a arte da fuga
2.1. Estatuto e (im)pertinência do objecto de estudo: formulação e validação de hipóteses; exequibilidade do projecto; a escolha do corpus documental
2.2. Escrita, argumentação e articulação: o plano e a sua reformulação; as técnicas auxiliares (resumos, fichas de leitura e recensões críticas); desenvolver um tema; a arte da introdução e da conclusão
2.3. Para uma ética da investigação científica: citação, integração, plágio; a função das notas de rodapé
3. Uma liberdade condicionada: a escrita científica e as suas normas
3.1 Abordagem crítica de algumas normas bibliográficas
3.2. Organização da bibliografia: perspectivas, opções e objectivos
3.3. Ensaio, paper ou dissertação? Discursos em contexto
3.4. Da teoria à prática

• AZEVEDO, C. A. M.; AZEVEDO, A. G., Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Porto, Ed. Autor, 1996.
• CARMO, H.; MALHEIRO, M., Metodologia da Investigação. Guia para a auto-aprendizagem, Lisboa, Universidade Aberta, 1998.
• DESHAIES, B., Metodologia da investigação em Ciências Humanas, Lisboa, Instituto Piaget, 1998.
• ECO, U., Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, Lisboa, Presença, 1984.
• FRADA, J. J. C., Guia Prático para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos, Ed. Cosmos, Lisboa, 1993.
• LAGE, M. O. (coord.), Como organizar: Currículos, teses, projectos, teses, trabalhos, relatórios, bibliografias, Porto, Rede de documentação e bibliotecas, 1996.
• SWETNAM, D., Writing Your Dissertation — How to Plan. Prepare and Present your Work Successfully, Oxford, How To Books, 1998.
• Vasconcelos e Sousa, G. de, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, Porto, Livraria Civilização Ed., 1998.

E-Learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da Unidade Curricular.

Obrigatória.