Metodologia do Trabalho Científico em Didática das Línguas
Código: 53025
Departamento: DH
ECTS: 10
Área científica: Didática das Línguas
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Os conteúdos desta unidade curricular privilegiam os conceitos designados pela investigação científica avançada. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na consulta e formatação de artigos de investigação que abordem as mais diversas temáticas metodologias na área do curso. Estão coerentemente articulados com os objetivos por se circunscreverem a questões de estilo, de utilização de recursos de investigação e formatação dessa investigação.

Metodologias de investigação

Escrita académica

- Desenvolver competências de investigação científica que permitam a construção formal de uma tese de doutoramento;

- Introduzir a metodologia de pesquisa científica avançada tendo em vista a produção de conhecimento novo;

- Comunicar cientificamente os resultados de uma investigação avançada.

- As questões epistemológicas da investigação avançada em estudos literários e estudos de cultura

- A investigação científica avançada específica das humanidades

- As questões práticas de contrução de um projecto de tese e de uma tese

- A redacção da tese; guias de estilo e formatação da tese

- A preparação da defesa pública de uma tese de doutoramento

- Alves, M.P. (2012). Metodologia Científica. Lisboa: Escolar Editora.

- Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos (9ª ed. revista ed.). Lisboa: Presença.

- Ceia, C. (2013). Advanced Research Projects in the Humanities: New Trends on Literature, Languages, and Linguistics Studies\". Sino-US English Teaching, 10, pp. 903-913.

- Marconi, M.A. e Lakatos, E.M (2007) Fundamentos de Metodologia Científica, 6ª ed., São Paulo, Editora Atlas.

- Creswell, J. (2007). Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. Thousand Oaks, CA: Sage.

- Reason, P. and Bradbury, H. (eds.). (2006). Handbook of action research. Thousand Oaks, CA: Sage.

 - Thomas, Gary (2013). How to do your research project: A guide for students in education and applied social sciences. Los Angeles, California.

 

Aulas expositivas (60%) e práticas (40%), com recurso às tecnologias da informação e da comunicação, a bases de dados científicas e a recursos bibliotecários de apoio à investigação em ciências sociais e humanas.

Apresentação de um projeto de tese.