O estudante é iniciado e preparado para a problemática específica da metodologia de projetos de eLearning e para a seleção, desenho e construção de um plano de desenvolvimento do projeto. O estudante deverá estudar, discutir e refletir metodologias de trabalho de projeto em geral e, através/e com o apoio da web e, elaborar um projeto coerente e bem fundamentado.
Projeto;
Metodologia de Projeto;
Desenvolvimento de Projetos;
Avaliação de Projetos
i) problematizar e articular a conceção de projetos educativos, pedagógicos e de eLearning
ii) refletir sobre as metodologias de trabalho de projeto tendo em vista a sua aplicação a situações concretas de eLearning;
iii) planear e justificar a operacionalização de um projeto de eLearning;
iv) conceber e fundamentar o design e a operacionalização de um trabalho de projeto atendendo a critérios de inovação educativa e de sustentabilidade;
v) comunicar conclusões e raciocínios de forma clara e argumentar os seus pontos de vista de modo sustentado
I - Conceito de Projeto
II- Fases de um projeto de eLearning em Educação
II - Avaliação de projetos educacionais
• Anderson, T. (2005). Design-based research and its applications to a call centre Innovation in distance Education. In Canadian Journal of Learning and Technology, V. 31(2) Winter / hiver.
• Coutinho, C., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferrreira, M. e Vieira, S. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. In Psicologia Educação e Cultura, V. XIII, nº 2, pp. 455-479.
• Design-Based Research Collective (2003) Design-Based Research: na emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, Vol. 32, Nº 1, pp. 5-8.
• Miranda, B e Cabral, P (2011). Projetos de Intervenção Educativa. Polic. (Ponte, J. P., Brunheira, L, Abrantes, P. e Bastos, R. (1998). Projetos educativos. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação.
• Bardin, L. (1995). Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.