Nesta unidade curricular, numa primeira fase, consideram-se os instrumentos de pesquisa e de recolha de informação no contexto das ciências do consumo alimentar. Numa segunda fase, são trabalhadas as metodologias e procedimentos para a conceptualização e estruturação de um projeto de investigação com vista à elaboração gradual e apresentação (com discussão) de um projeto de investigação (pré-projecto de dissertação).
Ciências do consumo alimentar
Natureza e tipos de trabalhos científicos
Pesquisa em base de dados
Pré-projeto de Dissertação MCCA
Espera-se que o estudante ao concluir esta unidade curricular seja capaz de:
· Dominar as pesquisas em base de dados.
· Conhecer os conceitos associados à construção de um questionário e aplicar esses conhecimentos aquando da construção de um questionário no contexto das ciências do consumo alimentar
· Conhecer os conceitos associados à construção de um guião de entrevista/focus group e aplicar esses conhecimentos aquando da construção de um guião de entrevista/focus group no contexto das ciências do consumo alimentar.
· Inteirar-se sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito agroalimentar.
· Conhecer os procedimentos recomendáveis para o cumprimento do rigor científico aquando da elaboração de um projeto de investigação (pré-projecto de dissertação).
· Elaborar um Projeto de Investigação (pré-projeto de Dissertação MCCA).
· Pesquisa em base de dados
· Construção de questionários
· Construção de guião de entrevistas
· Elementos gerais de um pré-projecto
· Elaboração do projeto Dissertação MCCA
· Workshop
- Azevedo, C.A.M., Azevedo, A.G. Metodologia Científica: Contributos Práticos para a Elaboração de Trabalhos Académicos, Lisboa, Universidade Católica, 2003.
- Carmo, H., Ferreira M.M. Metodologia da Investigação: Guia para Auto-aprendizagem, Universidade Aberta, 1998.
- Dias, M.O., Planos de Investigação - Avançando Passo a Passo, Edição do Autor, 2010.
- Hill, A., Hill, M.M., Investigação por Questionário, Edições Sílabo, 2008.
- Moura, A. P., Guia de Elaboração de Monografias, Universidade Aberta, Setembro, 2005.
- Pereira, A., Poupa, C., Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico usando o Word, Edições Sílabo, 2003.
- Pocinho, M., Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico, Lidel, 2012.
Blended learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
Realização de Workshop com especialistas na área das ciências do consumo alimentar.