Esta uc, de cariz teórico/prática, examina os principais recursos quantitativos para o design de investigação, recolha e análise de dados.
A uc apresenta criticamente os fundamentos epistemológicos da investigação quantitativa e as potencialidades e limites dos instrumentos quantitativos para o conhecimento das ciências sociais.
Fornece instrumentos de construção, recolha e análise de dados quantitativos e aplica-os a casos concretos.
Métodos
Estatística
Inquérito
Análise
Pretende-se com esta uc, que os estudantes adquiram familiaridade com:
. Os principais debates científicos e epistemológicos acerca dos conceitos de método e métodos aplicáveis a grandes conjuntos de dados.
. Capacidade de ler criticamente estudos relacionando-os com perspectivas metodológicas particulares.
. Compreender a lógica da relação possível entre diferentes tipos de métodos.
. Elaborar designs de investigação segundo a metodologia científica.
.Formular hipóteses de investigação e operacionalizar conceitos.
.Explicitar criticamente o conceito de variável, variáveis dependentes e independentes e importância do nível escalar.
.Noção de potência das estatísticas, sua relação com as escalas das variáveis e condições de utilização de escalas para a aplicação de testes estatísticos.
.Conhecer os principais recursos estatísticos para a constituição de amostras representativas, testes de hipóteses, recolha e análise de dados estandardizados.
.Compreender a distinção entre efeitos causais gerais, fortes e significativos.
Tema 1
1. Principais debates científicos e epistemológicos acerca dos conceitos de método e métodos aplicáveis a grandes conjuntos de dados
1.1. A evolução histórica do conceito de ‘método científico
1.2.A (co)existência de vários métodos científicos.
1.3. Os métodos específicos das ciências socias;
1.4. Diferenças e semelhanças, e as possíveis interligações entre o paradigma interpretativo do paradigma quantitativo ou positivista e das suas possíveis sobreposições ou convergências: triangulação.
2. A organização da investigação.
2.1. Da teoria à investigação empírica.
2.2. Desenhos e estratégias de Investigação.
2.3. A decisão sobre os métodos (padronizado/quantitativo)
3. O design de investigação segundo a metodologia científica.
3.1. Tema e exploração do tema.
3.2. Pergunta de Partida.
3.3. Problema.
3. 4. Problemática.
3.5. Construção do Modelo de análise.
3.5.1. Os conceitos e sua operacionalização.
3.5.2. Formular hipóteses de investigação.
3.5.3. Conceito de campo de análise
4. Métodos e técnicas quantitativas de recolha de informação
4.1. Métodos específicos das ciências sociais
4.2. O inquérito por questionário: vantagens e desvantagens
4.3. O inquérito: perguntar o quê? perguntar como? perguntar a quem?
4.4. A importância do pré teste
4.5. Inquérito, inquiridores/as e inquiridos/as
5. Amostragem
5.1. A escolha da amostra
5.2. Tipos de amostras
5.2.1. Amostras probabilísticas
5.2.2. Amostras não probabilísticas
5.3. Cálculo do tamanho da amostra
6. Recursos estatísticos para análise descritiva de dados.
6.1. A estatística descritiva
6.2. Distribuição de frequências
6.3. Apresentação dos dados: quadros e gráficos
6.4. Tratamento estatístico de dados: Excel e SPSS
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Campenhoudt,L.; Quivy, R; Marquet, J. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
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Marconi, M. A.; Lakatos, E.M. (2007) – Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo : Atlas.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
A Universidade Aberta fornece uma licença do software SPSS para utilização num computador pessoal, sem custos adicionais para os estudantes.As instruções dos procedimentos referente aos pedidos de spss, estão em, http://spss.si.uab.pt