Metodologia das Ciências Sociais: Métodos Quantitativos
Código: 41039
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Sociologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta uc, de cariz teórico/prática, examina os principais recursos quantitativos para o design de investigação, recolha e análise de dados.
A uc apresenta criticamente os fundamentos epistemológicos da investigação quantitativa e as potencialidades e limites dos instrumentos quantitativos para o conhecimento das ciências sociais.
Fornece instrumentos de construção, recolha e análise de dados quantitativos e aplica-os a casos concretos.


 

Métodos
Estatística
Inquérito
Análise

Pretende-se com esta uc, que os estudantes adquiram familiaridade com:
. Os principais debates científicos e epistemológicos acerca dos conceitos de método e métodos aplicáveis a grandes conjuntos de dados.

. Capacidade de ler criticamente estudos relacionando-os com perspectivas metodológicas particulares.
. Compreender a lógica da relação possível entre diferentes tipos de métodos.

. Elaborar designs de investigação segundo a metodologia científica.

.Formular hipóteses de investigação e operacionalizar conceitos.

.Explicitar criticamente o conceito de variável, variáveis dependentes e independentes e importância do nível escalar.
.Noção de potência das estatísticas, sua relação com as escalas das variáveis e condições de utilização de escalas para a aplicação de testes estatísticos.

.Conhecer os principais recursos estatísticos para a constituição de amostras representativas, testes de hipóteses, recolha e análise de dados estandardizados.

.Compreender a distinção entre efeitos causais gerais, fortes e significativos.

 

Tema 1

1. Principais debates científicos e epistemológicos acerca dos conceitos de método e métodos aplicáveis a grandes conjuntos de dados

 

1.1. A evolução histórica do conceito de ‘método científico

 

1.2.A (co)existência de vários métodos científicos.

 

1.3. Os métodos específicos das ciências socias;

 

1.4. Diferenças e semelhanças, e as possíveis interligações entre o paradigma interpretativo do paradigma quantitativo ou positivista e das suas possíveis sobreposições ou convergências: triangulação.

 

 

2. A organização da investigação.

 

2.1. Da teoria à investigação empírica.

 

2.2. Desenhos e estratégias de Investigação.

 

2.3. A decisão sobre os métodos (padronizado/quantitativo)

 

 

3. O design de investigação segundo a metodologia científica.

 

3.1. Tema e exploração do tema.

 

3.2. Pergunta de Partida.

 

3.3. Problema.

 

3. 4. Problemática.

 

3.5. Construção do Modelo de análise.

 

3.5.1. Os conceitos e sua operacionalização.

 

3.5.2. Formular hipóteses de investigação.

 

3.5.3. Conceito de campo de análise

 

 

4. Métodos e técnicas quantitativas de recolha de informação

 

4.1. Métodos específicos das ciências sociais

 

4.2. O inquérito por questionário: vantagens e desvantagens

 

4.3. O inquérito: perguntar o quê? perguntar como? perguntar a quem?

 

4.4. A importância do pré teste

 

4.5. Inquérito, inquiridores/as e inquiridos/as

 

 

5. Amostragem

 

5.1. A escolha da amostra

 

5.2. Tipos de amostras

 

5.2.1. Amostras probabilísticas

 

5.2.2. Amostras não probabilísticas

 

5.3. Cálculo do tamanho da amostra

 

 

6. Recursos estatísticos para análise descritiva de dados.

 

6.1. A estatística descritiva

 

6.2. Distribuição de frequências

 

6.3. Apresentação dos dados: quadros e gráficos

 

6.4. Tratamento estatístico de dados: Excel e SPSS


Agresti, A. (2018). Statistical Methods for Social Sciences. London: Pearson.
Campenhoudt,L.; Quivy, R;  Marquet, J. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Fernandes, F. (1980). Fundamentos empíricos da explicação sociológica. S. Paulo: TAQ. 

Flick, U. (2013). Introdução à Metodologia de Pesquisa. Editora Penso.pp.15-28

Gil, A.C. (1995). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo. Atlas.

D’Ancona, M. (2001). Metodología cuantitativa estratégias e técnicas de investigação social. Madrid: Editorial Síntesis S. A.

Porta, D. e Keating, M. (2008). Approaches and Methodology in the social sciences a pluralist perspective. Cambridge: University Press.

Reis, E. (2000). Estatística Descritiva. Lisboa. Sílabo.

Levin, J. (1987). Estatística aplicada a ciências sociais. S. Paulo: Editora Habra Lda.

Silva, A.S.; Pinto, J.M. (orgs) (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Biblioteca das Ciências do Homem. Afrontamento.

 Hernández, R. ; Fernández, C. ; Baptista, P (2006) – Metodologia de pesquisa. 3.ª ed. São Paulo: McGraw-Hill. 

Marconi, M. A.; Lakatos, E.M. (2007) – Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo : Atlas. 



 
 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

A Universidade Aberta fornece uma licença do software SPSS para utilização num computador pessoal, sem custos adicionais para os estudantes.As instruções dos procedimentos referente aos pedidos de spss, estão em, http://spss.si.uab.pt