Esta unidade curricular visa proporcionar recursos cognitivos teórico-práticos sobre os processos de investigação social. Centra-se nas metodologias qualitativas de descrição, análise, compreensão e interpretação do social e do cultural enfatizando os seus princípios e debates teórico-metodológicos. Para isso explora a relação entre teoria e empiria no processo de investigação social, as especificidades dos diferentes métodos qualitativos e sua adequação à investigação num determinado contexto. São objeto de particular atenção os desafios colocados pela prática investigativa, nomeadamente a aplicação das diferentes técnicas de recolha de dados, a seleção, análise, tratamento e interpretação da informação recolhida, a fidedignidade e cientificidade dos resultados que dela emanam.
Metodologias das Ciências Sociais
Métodos e Técnicas de Investigação Social
Métodos Qualitativos
No final desta unidade curricular o/a estudante deverá estar apto a:
· Identificar as principais características, potencialidades e limitações da investigação qualitativa e, consequentemente, os contextos em que deve ser aplicada;
· Reconhecer a importância, interesse e finalidade da investigação qualitativa no âmbito da pesquisa social;
· Distinguir a argumentação das diferentes perspetivas teóricas da investigação qualitativa, entender o seu objeto e opções metodológicas;
· Diferenciar os diferentes tipos de investigação;
· Conhecer todos os elementos necessários ao adequado planeamento e gestão de uma investigação;
· Delimitar o objeto de estudo e as questões que motivam a pesquisa;
· Conhecer as questões que se colocam no acesso ao campo de estudo e o papel do investigador;
· Dominar as várias estratégias de amostragem;
· Aplicar as diferentes técnicas de recolha de dados, designadamente, pesquisa documental, observação, entrevista, focus-group;
· Utilizar a análise de conteúdo no tratamento e interpretação dos dados;
· Realizar um relatório de pesquisa.
Para o alcance destes objetivos são facultados na sala de aula virtual recursos de diversa natureza, como sejam, bibliografia, PPTs e vídeos através dos quais são veiculados os conteúdos programáticos, e atividades formativas que requerem a respetiva aplicação a situações concretas da realidade social. A interação entre os estudantes entre si e entre o docente e os estudantes é assegurada através de dois fóruns, onde são esclarecidas dúvidas e se debatem contributos dando lugar a uma aprendizagem colaborativa.
Tema 1 - Investigação qualitativa: importância, história e características
Tema 2 - Perspetivas Teóricas da Investigação Qualitativa: O papel da teoria na Investigação Qualitativa Tema 3 - O projeto de investigação em Ciências Sociais
Tema 4 - A prática da investigação: as questões da investigação; a entrada no terreno; estratégias de amostragem ou de seleção dos participantes
Tema 5 - As entrevistas e as dinâmicas de grupo
Tema 6 - A pesquisa documental
Tema 7 - Técnicas de Observação
Tema 8 - Análise, Tratamento e interpretação de dados: Construção e compreensão do texto e análise de conteúdo
Tema 9 - O relatório da pesquisa efetuada
CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Malheiro, 2008, Metodologia da Investigação. Guia para Auto-aprendizagem, edição Ebook
FLICK, U, 2005, Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor
GONÇALVES, Sónia; GONÇALVES, Joaquim; MARQUES, Célio, 2021, Manual de Investigação Qualitativa: conceção, análise e aplicações. Lisboa. Pactor.
AMADO, J. & FERREIRA, S. (2013). A entrevista na investigação educacional. In Amado, J. (Coord.) Manual de investigação qualitativa em educacional, (pp. 207-232). Imprensa da Universidade de Coimbra.
BATISTA, B.; RODRIGUES, D. & MOREIRA, E. (2021). Técnicas de recolha de dados em investigação: Inquiri por questionário e/ou inquiri por entrevista. In Sá, P., Costa, S. & Moreira, A. (Coords.). Reflexões em torno da metodologia de investigação: Recolha de dados (pp. 13-36). Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/30772/3/Metodologias%20investigacao_Vol2_Digital.pdf
MOURA, RAMOS, SIMÕES & LI, Y. (2021). In Costa, S. Moreira, A. & Sá, P. (Coords.), Reflexões em torno da metodologia de investigação: Análise de Dados (pp.45-60). Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/30773
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Bibliografia Complementar (aconselhada):
BARDIN, L. , 2000, Análise de conteúdo, Lisboa, Edições 70
BURGESS, R. G., 1997, A pesquisa de terreno: Uma introdução. Lisboa: Celta
GUERRA, I., 2006, Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, São João do Estoril, Principia
LESSARD-HÉBERT, M. ; GOYETTE, G. ; BOUTIN, G., 1994, Investigação qualitativa, fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget
POIRIER, J., CLAPIER-VALLADON, S., RAYBAUT, P., 1999, Histórias de Vida: teoria e prática, Oeiras: Celta
QUIVY, Raymond ; VAN CAMPENHOUDT, Luc, 1998, Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
SANTOS SILVA e MADUREIRA PINTO (orgs.), 1987, Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento
SOUSA, Maria José; BAPTISTA, C. S. 2011,Como Fazer Teses, Dissertações e Relatórios – segundo Bolonha. Lisboa, Pactor
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação (e-fólio global), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
É fundamental que os/as estudantes entrem logo na primeira semana do semestre na UC em: www.moodle.univ-ab.pt/moodle/