Procura-se, nesta unidade curricular, refletir sobre a influência da utilização quotidiana dos media digitais ao nível dos processos de socialização das gerações mais jovens. Crianças e adolescentes constituem um grupo particularmente sensível à adoção destas tecnologias que jogam, cada vez mais, um papel crucial no seu dia-a-dia. Como utilizam estas tecnologias? O que procuram? Quais os reflexos na formação da sua identidade? Que tipo de relações estabelecem entre si? Como comunicam? O que aprendem? Com efeito, a utilização de telemóveis, de consolas de jogos, de aparatos de audio ou de video, ou das múltiplas funcionalidades da Internet, fazem emergir novas formas de interação social que dão origem a novas ‘linguagens’ e a novas formas de relacionamento e de socialização. Pretende-se nesta unidade curricular, analisar o modo como as novas gerações se apropriam destes media e qual o papel que estes desempenham quer ao nível do desenvolvimento pessoal quer ao nível das relações sociais, nomeadamente em etapas do desenvolvimento em que as mesmas assumem particular relevância.
Media digitais
Socialização
•Tipos e contextos de utilização dos media digitais por crianças e jovens;
•Formas de interação social emergentes da utilização destes media;
•O papel dos media digitais ao nível do desenvolvimento pessoal e dos processos de socialização de crianças e adolescentes.
•Tipos e contextos de utilização dos media digitais por crianças e jovens;
•Formas de interação social emergentes da utilização destes media;
•O papel dos media digitais ao nível do desenvolvimento pessoal e dos processos de socialização de crianças e adolescentes.
Barra, M. (2004). Infância e Internet - Interacções na Rede. Autonomia 27. Azeitão.
Gordo López, A.J.; Megías Quirós, I. (2006). Jóvenes y Cultura Messenger. FAD; INJUVE, Madrid.
Huffaker, D.A.; Calvert, S. L. (2005). “Gender, Identity, and Language Use in Teenage Blogs". In Journal of Computer-Mediated Communication, 10(2), article 1.
http://jcmc.indiana.edu/vol10/issue2/huffaker.html.
Roberts,D. F.; Foehr, U. G.; Rideout,V. (2005). Generation M: Media in the Lives of 8-18 years old. Kaiser Family Foundation. USA.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
A frequência desta unidade exige o domínio do inglês ao nível da leitura.