E-Learning Tools and Resources
Cod: 12019
Department: DEED
ECTS: 6
Scientific area: Education Sciences
Total working hours: 156
Total contact time: 32

A problemática dos Recursos Educacionais Abertos, a sua análise, utilização e avaliação. Ser capaz de analisar, discutir e avaliar as bases da conceção de materiais e OER; selecionar e enquadrar OER em função dos destinatários e dos contextos de utilização; selecionar/adaptar /produzir OER cujas características de funcionalidade, usabilidade e interatividade os tornem de fácil utilização, integração e adaptação; conceber e elaborar RE utilizando a edição digital de imagem fixa, áudio, vídeo e integração destes materiais em contexto de aprendizagem online.

Recursos Educacionais Abertos;
Materiais educacionais para Elearning;
Acesso aberto.

Ser capaz de analisar, discutir e avaliar as bases da conceção de materiais e OER;
selecionar e enquadrar OER em função dos destinatários e dos contextos de utilização;
selecionar/adaptar /produzir OER cujas características de funcionalidade, usabilidade e interatividade os tornem de fácil utilização, integração e adaptação;
conceber e elaborar RE utilizando a edição digital de imagem fixa, áudio, vídeo e integração destes materiais em contexto de aprendizagem online

 

I. Recursos Educacionais Abertos - OERs
II. Seleção e Utilização de Recursos Educacionais Abertos
III. Produção de Recursos Educacionais Abertos

 

•    Gurell, S. & Wiley, D. (2008). OER Handbook for Educators 1.0 [Wiki]. http://wikieducator.org /
•    -Weller, M. (2010). Big and Little OER. In Open Ed 2010 Proceedings. Barcelona: UOC, OU, BYU.http://hdl.handle.net/10609/4851.
•    -Wiley, David (27-09-2011). On OER – Beyond Definitions. Iterating toward openness.
•    -Yuan, Li; Macneill, Sheila; & Kraan, Wilbert (2008). Open Educational Resources – Opportunities and Challenges for Higher Education. http://wiki.cetis.ac.uk/images/0/0b/OER_Briefing_Paper.pdf

 

Evaluation is made on individual basis and it involves the coexistence of two modes: continuous assessment (60%) and final evaluation (40%). Further information is detailed in the Learning Agreement of the course unit.