Matemática Preparatória
Código: 21160
Departamento: DCET
ECTS: 4
Área científica: Matemática
Total de horas trabalho: 104
Total de horas de contacto: 15

A presente unidade curricular, tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes as bases e as ferramentas fundamentais da matemática ao nível pré-universitário, necessárias para a frequência, com êxito, das unidades curriculares do curso de licenciatura que necessitam destes conhecimentos (Lic. Gestão, Informática, etc). A unidade é extra-curricular e opcional, sendo recomendada para os estudantes que necessitem de recuperar ou consolidar os conteúdos propostos.
O cumprimento dos objetivos é realizado através de um processo dinâmico e acompanhado, com exercícios propostos, que percorre os conceitos matemáticos e os métodos de resolução, fundamentais para o estudante.

Matemática
Curso pré-universitário

Ao completar com êxito esta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
  1. compreender os enunciados, reconhecer os conteúdos matemáticos envolvidos;
  2. formular e resolver problemas sobre os tópicos de matemática abordados;
  3. escrever clara, objetiva e corretamente, estruturar logicamente as respostas e desenvolver e apresentar os cálculos e o raciocínio matemático corretos;
  4. estar preparado para aplicar e articular os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares do curso de licenciatura.

  • Operações agébricas, equações e inequações (revisão);
  • Elementos de Geometria Analítica;
  • Estudo Elementar de Funções (incluindo exponenciais, logaritmos, trignométricas);
  • Propriedades Básicas de Sucessões;
  • Limites de Funções e Sucessões;
  • Continuidade de uma Função;
  • Derivada de uma Função;
  • Combinatória e Probabilidades;
  • Estatística Descritiva.

Os materiais de apoio essenciais serão disponibilizados online aos estudantes.
 
 

O regime de avaliação é avaliação contínua obrigatória, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Caso o estudante não tenha tido sucesso nesta modalidade, poderá ainda realizar uma prova presencial final.

A unidade é extra curricular, de nível pré-universitário, e não faz parte do plano de estudos do curso de licenciatura. Por esta razão, a sua classificação não entra para a média do curso. A inscrição na UC 21160 - Matemática Preparatória deverá ser solicitada diretamente ao serviço de matrículas, enviando um e-mail para  matricul@uab.pt