Matemática Aplicada à Gestão
Código: 21158
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Matemática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Nesta unidade curricular serão abordados alguns métodos matemáticos e ferramentas básicas da álgebra matricial e do cálculo diferential aplicadas a problems na area da gestão.

Modelos económicos
Análise de equilíbrio
Álgebra Matricial
Diferenciação

Utilizar as ferramentas elementares da álgebra matricial e do cálculo diferencial na formulação, modelação e resolução dos problemas matemáticos da área da gestão.

1. Modelos económicos
1.1  Componentes de um modelo matemático
1.2  Revisões: Conjuntos, relações e funções.
 
2. Análise de equilíbrio em economia
2.1 O significado do equilíbrio
2.2 Equilíbrio em modelos de mercado ou económicos de uma variável, lineares ou quadráticos
2.3 Álgebra matricial (operações, transposta e inversa, determinantes, inversão de matrizes).
2.4 Equilíbrio em modelos de mercado ou económicos lineares de várias variáveis.
 
3. Estática comparativa
3.1 A natureza da estática comparativa
3.2 Limites, continuidade, derivadas, diferenciação parcial, diferenciais, derivadas de funções implícitas.
3.3 Estática comparativa em modelos de funções gerais.
 
4. Alguns problemas de otimização (mono-variável - teste da 2ª derivada)


BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
 
  • Matemática para Economistas (4ª Edição)
Alpha Chiang & Kevin Wainwright
Eslsevier – Editora Campus
ISBN 13 – 9788535217698
 
BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.