Marketing
Código: 61025
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

– A unidade curricular tem por objetivo proporcionar formação profissionalizante em marketing. Oferece conhecimentos dos conceitos-chave de marketing, de marketing na empresa, do marketing mix, das estratégias de marketing e do comportamento do consumidor. Serão abordados também de forma sintética aspetos a respeito da importância e do impacto da tecnologia digital no marketing.

Marketing
Marketing mix
Cliente
Estratégias

A unidade curricular destina-se a desenvolver competências para o exercício da atividade profissional nos departamentos de marketing das organizações, nomeadamente na gestão do marketing mix, na formulação de estratégias empresariais, no estudo do comportamento do consumidor. Pretende-se também desenvolver capacidades introdutórias ao nível do Marketing Digital

Conceito de Marketing
Um Pouco de História
Os Axiomas do Marketing
As Regras de Ouro do Marketing
Os Pilares do Marketing
As Funções do Marketing
Marketing e Mercado
Marketing na Empresa
Marketing Mix
Estratégias de Marketing
Comportamento do Consumidor
Introdução ao Marketing Digital


1. Principal:
Ferreira, B., Marques H., Caetano, J., Pereira, J. & Rodrigues, M. (2021). Fundamentos de marketing (4ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

 2. Facultativa:

Almeida, M. R. & Pereira, J. M. (2014). Marketing de serviços. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Celeste, P. & Moniz, L. B. (2019). Marketing performance: 80 métricas de marketing e vendas. Lisboa: Clube do Autor.

Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiwan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual

Carrera, F. (1018). Marketing digital na versão 2.0: o que não pode ignorar (4ª ed.). Lisboa:Sílabo

 


 

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-fólios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.