Marketing (LGVR)
Código: 61071
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular tem por objetivo proporcionar formação profissionalizante em marketing, reforçando-se a aposta no retalho. Oferece conhecimentos dos conceitos-chave mais genéricos de marketing, de marketing na empresa, do marketing mix, das estratégias de marketing e do comportamento do consumidor. Serão abordados também de forma sintética aspetos a respeito da importância e impacto da tecnologia digital no marketing. 

1. Gestão de Marketing 

2. Marketing Estratégico no Retalho 

3. Marketing Mix no Retalho

4. Digital Marketing Strategies

 

A unidade curricular visa desenvolver competências na aplicação e compreensão dos principais conceitos de marketing das organizações, nomeadamente na gestão do marketing mix, na formulação de estratégias empresariais e no estudo do comportamento do consumidor. Pretende-se também desenvolver capacidades introdutórias ao nível do Marketing Digital na sua aplicação ao mundo empresarial.

Conceito de Marketing

Um Pouco de História

As Regras de Ouro do Marketing

As Funções do Marketing

Marketing e Mercado

Marketing na Empresa

Marketing Mix

Estratégias de Marketing

Comportamento do Consumidor

Introdução ao marketing digital

 

 

1. Principal:

Chaffey, Dave; Ellis-Chadwick, Fiona. (2022). Internet Marketing- Strategy, Implementation and Practice (8.ª ed.)

Ferreira, B., Marques H., Caetano, J., Pereira, J. & Rodrigues, M. (2021). Fundamentos de marketing (4ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Perrey, J., & Spillecke, D. (2013). Retail Marketing and Branding (2nd edition). , Chichester, United Kingdom: Jon Wiley & Sons, Ltd. 

2. Facultativa:

 

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiwan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Coimbra: Conjuntura Actual Editora.

Celeste, P., & Moniz, L.B.(2019). Marketing performance: 80 métricas de marketing e vendas. Lisboa: Clube do Autor.

 

 

 

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Boas competências informáticas na ótica do utilizador, em especial em processador de texto e internet.

A aposta em artigos científicos relacionados com o marketing de serviços no retaho ajudarão a compreender e consolidar conceitos ligados ao negócio.

Embora muitos dos textos estejam em Português, será desejável um bom domínio da língua inglesa.