Marketing de Serviços (LGVR)
Código: 61083
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos formação complementar à obtida anteriormente em unidades curriculares de marketing, levando-os a compreender o que há de específico nos serviços e a analisar as consequências ao nível das atuações de marketing. A intangibilidade, heterogeneidade, inseparabilidade e perecibilidade que caraterizam os serviços, colocam desafios específicos aos gestores de marketing; pretende-se dotar o aluno de competências que lhes permitam lidar com aqueles condicionalismos.

Intangibilidade

Fidelização

Cliente

Valor

1- Compreender o que é, e como trabalhar o marketing de serviços

2- Saber conceber e implementar fundamentais no domínio do marketing de serviços

3- Dominar os conceitos de segmentação e posicionamento ao nível dos serviços

4- Compreender a importância do Marketing de Serviços para a satisfação e fidelização do cliente.

1. Introdução aos Serviços

2. Os Serviços na era das TIC

3. O Marketing dos Serviços

4. O Cliente como elemento central da Organização

5. O Fator Qualidade nos Serviços

6. A Gestão dos recursos em contexto de Serviços

7. Planeamento e plano de Marketing

Obrigatória:

1. Almeida, M.R. & Pereira, J.M. (2014). Marketing de serviços. Lisboa: Edições Sílabo.

2. Celeste, P. & Moniz, L. B.(2019). Marketing performance: 80 métricas de marketing e vendas. Lisboa: Clube do Autor.

Complementar:

1. Carvalho, L. (2016). Marketing de Produtos e Serviços. Londrina, Brasil: Editora e Distribuidora Educacional, SA.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Boas competências informáticas na ótica do utilizador, em especial em processador de texto e internet.

A aposta em artigos científicos relacionados com o marketing de serviços no retaho ajudarão a compreender e consolidar conceitos ligados

ao negócio.

Embora muitos dos textos estejam em Português, será desejável um bom domínio da língua inglesa