Código: 61024
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Economia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

A presente unidade curricular pretende introduzir conceitos fundamentais da macroeconomia; explicar o modo como a macroeconomia é utilizada na compreensão de importantes questões económicas; e introduzir algumas das consequências da União Monetária, em termos de políticas económicas.

  1. Macroeconomia
  2. Modelo Keynesiano
  3. Inflação e Desemprego
  4. União Monetária

Ao completar a unidade curricular espera-se que o aluno tenha desenvolvido competências a nível de identificação das principais variáveis macroeconómicas e do funcionamento das políticas monetária e orçamental. Pretende-se ainda que o aluno tenha desenvolvido competências para analisar os principais problemas económicos por si próprio.

1- Introdução à Macroeconomia (objetivos e abordagens neoclássica e keynesiana)
2- O Mercado Real
3- O Mercado Monetário
4- O Modelo IS/LM ou Modelo a Preços Constantes
5- O Modelo AD-AS ou Modelo a Preços Variáveis
6- Inflação e Desemprego
7- Consequências para Portugal da Introdução do Euro

Obrigatória (aquisição a cargo do estudante)

• Sotomayor, Ana (2018). Princípios de Macroeconomia. Rei dos livros
Alternativa (em vez da obrigatória)

• Sotomayor, Ana Maria & Marques, Ana Cristina. (2007). Macroeconomia. Universidade Aberta. Lisboa

Obrigatória, disponível nas turmas
•    Comissão Europeia (2014) A União Económica e Monetária e o euro - Promover a estabilidade, o crescimento e a prosperidade na Europa. Coleção «Compreender melhor a UE». ISBN: 978-92-79-41647-7
•    Barroso, Durão. (2014)."Europa 2020": a estratégia europeia de crescimento. Comissão Europeia. Coleção «Compreender melhor a UE» . ISBN: 978-92-79-23986-1
• Amador, J.; Azevedo, J. V. e Braz, C. (2018). “Aprofundamento da União Económica e Monetária”. Banco de Portugal. ISBN: 978-989-678-629-8
Complementar:
•    Belbute, J.M.M. (2003). Princípios de Macroeconomia. Gradiva Publicações. Lisboa.
•    Dornbush, R.; Fisher, S. e Startz, R. (1998). Macroeconomia (7ª edição). McGraw-Hill.(ou outra edição)
•    Samuelson, P. A. e Nordhaus, W.D. (2005). Economia (18ª edição). McGraw-Hill.(ou outra edição)
•    Sotomayor, Ana Maria (2014). Exercícios de Macroeconomia.. Rei dos Livros
•    Materiais e textos disponíveis nas turmas

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes necessitam de conhecimentos de matemática do Ensino Secundário.
Recomenda-se a frequência prévia da UC não obrigatória Matemática Preparatória (21160)