Literaturas Europeias II
Código: 31097
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Com o século XIX nasce a consciência de uma identidade europeia que se expressa através da multiplicidade das suas literaturas. Ao longo de mais de dois séculos, a literatura antecede ou acompanha o evoluir das mentalidades, as convulsões sociais, as mudanças de regime, as guerras que na sua senda de destruição forjam o homem europeu.
Esta unidade curricular pretende dar uma panorâmica das literaturas europeias contemporâneas que, para além das suas singularidades, partilham valores e estéticas que, do romantismo ao surrealismo, contribuíram a abolir fronteiras.
Na primeira parte, ofereceremos uma visão de conjunto de fenómenos, correntes, escolas literárias transversais a vários países, privilegiando instrumentos e conceitos da história literária.
Na segunda parte, será proposto, consoante os semestres, o estudo de uma literatura, de um autor, de uma obra, de um tema ou de um mito numa perspectiva comparativa.

  1. Literatura da Europa 
  2. Correntes Literárias
  3. Literatura Contemporânea

• Capacidade de situar autores essenciais da literatura europeia
• Capacidade de identificar temas, motivos, mitos da literatura europeia
• Capacidade de discriminar correntes, movimentos, Escolas literárias
• Capacidade de relacionar uma obra com o seu contexto cultural, social, político
• Capacidade de analisar um texto da literatura europeia contemporânea
• Capacidade de redigir um comentário literário sobre excertos de obras
• Capacidade de dissertar sobre questões relacionadas com a literatura europeia

• A História na literatura do século XIX
• Literatura e outras Artes
• O romance experimental
• Escolas e movimentos literários
• A literatura fantástica

Bibliografia:
Obra de base para o estudo
BACKÉS, Jean-Louis, A Literatura Europeia, trad.L.Feio,Lisboa,Instituto Piaget 1999.
Obra literária de leitura integral obrigatória
CALVINO,Italo, Se Numa Noite de Inverno um Viajante, Trad. José Colaço Barreiros,Lisboa, Editorial Teorema, 2009.
KUNDERA,Milan, A Ignorância, Trad. Miguel Serras Pereira,Porto,Ed.Asa,2000.
Bibliografia complementar
KUNDERA,Milan, A Arte do Romance, Lisboa, Dom Quixote, 2002.
KUNDERA,Milan, A Cortina , Porto, Ed. Asa, 2005.
MACHADO,Álvaro Manuel Machado e Daniel-Henri Pageaux, Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura, Lisboa Editorial Presença, 2001.
MALATO,Maria Luísa, História da Literatura Europeia, Uma introdução aos Estudos Literários, Lisboa, Quid Juris - Sociedade Editrora Lda, 2008.
Cartas da Europa, O que é Europeu na Literatura Europeia?Prefácio de Eduardo Lourenço, Lisboa, Fim de Século, Sociedade Unipessoal, Lda, 2005

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.