Literatura Francesa II
Código: 51171
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular, subintitulada “Um percurso pelo romance: de Flaubert a Duras”, visa estudar a literatura francesa dos sécs. XIX e XX numa perspetiva diacrónica e culturalmente integrada, mas centrando-se em três obras fundamentais da narrativa romanesca: Madame Bovary, de Flaubert, paradigma do Realismo na literatura; Do Lado de Swann, de Proust, primeira parte do ciclo monumental Em Busca do Tempo Perdido, que revolucionou a arte do romance mundial; O Amante, de Marguerite Yourcenar, onde as fronteiras entre ficção e autobiografia se esbatem. Estas obras serão analisadas com recurso aos intrumentos da narratologia.
 

Literatura Francesa
Romance
Realismo
Modernismo

No final desta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de:

- situar três autores essenciais da Literatura Francesa Moderna e Contemporânea, relacionando as suas obras com as transformações epistemológias e culturais da sua época;

- reconhecer e caracterizar algumas das principais transformações da escrita romanesca em França durante o período abordado;

- aplicar conhecimentos, metodologias e instrumentos adequados à exploração crítica da narrativa e à construção de um comentário de texto.

Partindo do estudo das técnicas e categorias da narrativa romanesca, a unidade curricular de Literatura Francesa II visa estudar três obras fundamentais da literatura francesa moderna e contemporânea numa perspetiva simultaneamente temática, diacrónica e poética, procurando integrá-las nos períodos literários a que pertencem e dando conta das transformações histórico-culturais que essas obras refletem ou antecipam.
 

Bibliografia principal
Obras de leitura integral:
FLAUBERT, Gustave – Madame Bovary, Lisboa: Relógio d’Água, 2011. Trad. João Pedro de Andrade
Edição original em língua francesa disponível no site Gallica da BnF: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k80210g
Ou em livro
Madame Bovary, Gustave Flaubert, Jacques Neefs | Livre de Poche
PROUST, Marcel, Em Busca do Tempo Perdido (Vol. I Do Lado de Swann), Lisboa: Relógio d’Água, 2003. Trad. Pedro Tamen
Edição original em língua francesa disponível no site Gallica da BnF: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k56
Ou em livro:
Du côté de chez Swann, Marcel Proust, Michel Simonin | Livre de Poche
DURAS, Marguerite, O Amante, Lisboa: Relógio d’Água, 2017. (Tradução: Luísa Costa Gomes, Maria da Piedade Ferreira)
Edição original em língua francesa:
L’Amant (leseditionsdeminuit.fr)

A restante bibliografia e webgrafia será disponibilizada com cada um dos tópicos, ao longo do semestre.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (g-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.