Literatura e Outras Artes
Código: 52024
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 44

Após uma introdução teórica, esta unidade curricular Literatura e Outras Artes propõe a análise de motivos como o duplo (ou seja do Doppelgänger). A presença destes motivos em poemas, peças de teatro e romances da literatura mundial em diversas épocas demonstra a sua universalidade. Desde a antiguidade até à sua representação cinematográfica e na internet estes motivos tiveram funções importantes não só como elemento indispensável em comédias e contos de terror, mas também como figuração da alteridade e em processos de (re)constituição da personalidade, seja na literatura ou no cinema. A unidade curricular pretende explorar a transversalidade e o potencial estético destes motivos em vários géneros literários e noutras artes, realçando o seu surgimento na cinematografia.
Textos de crítica literária e cinematográfica (em português e inglês) possibilitarão aos estudantes identificar, definir e enquadrar o fenómeno em termos históricos e estéticos.

Estudos Interartes
Literatura e Cinema
Literatura Comparada
Motivos Literários

Desenvolver as competências de leitura crítica, de sintetização de textos e da capacidade de análise literária e de filmes.
Desenvolver a capacidade de exposição de conteúdos, de cruzamento e confronto de ideias e comentários críticos.
Adquirir conhecimentos históricos e teóricos da literatura e do cinema, focando obras paradigmáticos em vários géneros.
Compreender a função de um motivo (literário) em diferentes géneros literários e no seu surgimento na cinematografia e noutras artes.
Distinguir diferentes épocas, estilos e abordagens relativamente ao motivo em questão.

Seguindo uma estrutura diacrónica em três blocos temáticos, a unidade curricular pretende estimular um debate sobre obras emblemáticas da literatura e cinematografia mundiais que desenvolvem o motivo em questão. Este estudo prevê também abordagens transdisciplinares nos campos da música e da pintura incluindo obras de vários géneros, de autores como Plauto, Shakespeare, Chamisso, Poe, Stevenson, Wilde, Pessoa, Lang, Murnau e Woody Allen, entre outros.

Tema 1 — A relação da literatura com outras artes: noções teóricas
Tema 2 — O motivo do duplo (Doppelgänger) na literatura e noutras artes
Tema 3 — O motivo do duplo no cinema

Bär, Gerald (2006). “Perceptions of the Self as the Other: Double-Visions in Literature and Film”. In: Processes of Transposition: German Literature and Film. Schönfeld, Christiane with Rasche, Hermann, (eds.). Amsterdam, New Jersey: Rodopi, pp. 89-117.

- (2015) “Case Studies of Literary Multilingualism. Expressing Alterity in a Self-Referential Recourse to the Motif of the Double”. In Paradoxes du plurilinguisme littéraire 1900: réflexions théoriques et études de cas. Benert, Britta (ed.), Bruxelles: Peter Lang, coll. «Nouvelle poétique comparatiste», pp. 171-193.

Baudrillard, Jean (1991). Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d'Água.

Brunel, Pierre, Chevrel, Yves (org.) (2004). Compêndio de Literatura Comparada, trad. M.R. Monteiro, Lisboa: Gulbenkian.

Buescu, H., Ferreira Duarte, J., Gusmão, M. (org.) (2001). Floresta Encantada, novos Caminhos da Literatura Comparada. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Chamisso, Adelbert von (2005). A História Fabulosa de Peter Schlemihl (tradução e ensaio de João Barrento). Assírio & Alvim.

Eisner, Lotte (s.d.). O Ecran Demoníaco. Lisboa: Editorial Aster.

Plauto (1993). Anfitrião. Tradução, introdução e notas: Carlos A.L. Fonseca, Lisboa: Edições 70.

Poe, Edgar Allen. “William Wilson”. The Works of Edgar Allan Poe.

Stevenson, Robert Louis. The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde. The Project Gutenberg eBook of The Strange Case Of Dr. Jekyll And Mr. Hyde.

Wilde, Oscar. The Picture of Dorian Gray. The Project Gutenberg eBook of The Picture of Dorian Gray.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.