Unidade curricular de investigação que propõe aos estudantes uma reflexão sobre a(s) proximidade(s) entre Literatura e História.
O trabalho a realizar incidirá especialmente sobre a utilização, por parte do discurso historiográfico, de estratégias retóricas tradicionalmente consideradas como próprias da Literatura e, paralelamente, sobre o modo como a literatura se pode apropriar da história.
A discussão que será promovida neste seminário versará, não só a teoria que tem sido produzida sobre o assunto, mas também será prestada atenção a uma vertente mais prática, que incidirá sobretudo sobre textos historiográficos produzidos na Península Ibérica durante o período medieval, bem como sobre textos de matriz épica e de cariz tradicional.
Literatura
Historiografia
Retórica
A unidade curricular visa promover no estudante:
-a compreensão e a capacidade de reflexão sobre os temas em estudo;
-a capacidade de aplicação, selectiva e crítica, de conhecimentos adquiridos ao caso específico dos temas tratados no seminário;
-a aptidão para propor hipóteses de análise e para a sua discussão, no âmbito do seminário;
-a aptidão para realizar trabalho de pesquisa e, na sequência deste, tratar criticamente os materiais encontrados e desenvolver trabalho original na(s) área(s) temática(s) do seminário.
I.Literatura e História: abordagem teórica
-o discurso historiográfico
-a historiografia como processo de legitimação
II.A historiografia ibérica no período medieval
-a (re)descoberta da Idade Média nos sécs. XIX-XX
-a historiografia ibérica medieval
III.Discursos literários para-historiográficos
-a épica como historiografia consuetudinária
-a literatura tradicional e a flexibilidade da memória
Bibliografia sumária
Estudos:
BEAUNE, Colette, Naissance de la nation France, Paris, Gallimard, 1985
CARMONA FERNÁNDEZ, F. e J. M. García Cano (eds.), La Literatura en la Historia y la Historia en la Literatura, Murcia, Universidad de Murcia, 2009
DIAS, Isabel de Barros, Metamorfoses de babel. A historiografia ibérica, sécs. XIII-XIV: construções e estratégias textuais, Lisboa, FCT-FCT-MCES, 2003
WHITE, Hayden, Metahistory. The historical imagination in Nineteenth-Century Europe, Baltimore, Johns Hopkins U.P., 1973 (1ª ed.)
Textos:
[Alfonso X] Primera Crónica General (ed. de Ramón Menéndez Pidal / reed. de Diego Catalán), Madrid, Gredos, 1977 (2 vols.)
[Alfonso X], La Estoria de España de Alfonso X. Estudio y edición de la Versión Crítica desde Fruela II hasta la muerte de Fernando II (ed. de Mariano de la Campa Gutiérrez), Málaga, Universidad de Málaga, 2009
[Alfonso X], Versión Crítica de la Estoria de España (ed. de Inés Fernández-Ordóñez), Madrid, Fundación Ramón Menéndez Pidal / Universidad Autónoma de Madrid, 1993 [edición desde Pelayo hasta Ordoño II]
Crónica Geral de Espanha de 1344 (ed. de Luís Filipe Lindley Cintra), Lisboa, IN-CM, 1951, 1954, 1961 e 1990 (4 vols)
Pedro Afonso, conde de Barcelos, “Livro de Linhagens do Conde D. Pedro” (ed. de José Mattoso), Portugaliae Monumenta Historica, Lisboa, Academia das Ciências, 1980 (2 vols)
Romanceiro Português de Tradição Oral Moderna – Versões Publicadas entre 1828 e 1960 (org. de Pere Ferré), Lisboa, FCG, 2000, 2001, 2003 e 2004 (4 vols.)
NOTA: ao longo do semestre será recomendada mais bibliografia específica.
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
É obrigatório o recurso a um computador com ligação de banda larga à Internet.