Literatura e Artes Performativas
Código: 52028
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 20

O objectivo principal desta UC será o estudo das relações entre a literatura e as realizações cénicas que são concebidas a partir de produções textuais. No cerne desta problemática, situa-se o conceito da «performatividade», ou de performance, operativo de um modo mais ou menos explícito desde as primeiras definições das artes performativas e alvo de uma abordagem teórica directa a partir da última metade do século XX. Assim, o nosso estudo das relações entre a palavra e a sua encenação irá partir de uma reflexão teórica que visará a compreensão das condições, possibilidades e consequências da performatividade per se, o que irá permitir a inclusão, no leque de questões a tratar, não só das relações entre a literatura e artes como a música e a dança, mas também da dimensão performativa da literatura não escrita propositadamente para representação cénica, quer em palco, quer no ecrã.


 

1. Artes Performativas
2. Literatura
3. Performatividade
4. Estudos de Teatro

Os estudantes desta unidade curricular familiarizar-se-ão com as problemáticas mais persistentes e abrangentes no estudo e definição das artes performativas na sua relação com a literatura, incluindo aquelas especificamente relacionadas com noções de performatividade e a encenação do texto escrito. As competências a desenvolver no âmbito deste percurso são as seguintes:
•Capacidade de definir, contextualizar e aplicar conceitos na história do teatro e das artes performativas de diversas épocas históricas, desde a antiguidade clássica até ao período contemporâneo;
•Capacidade de mobilizar diversas referências culturais, intelectuais e artísticas na elaboração de um discurso crítico próprio no âmbito da relação entre a literatura e as artes performativas;
•Capacidade de conceber e realizar um trabalho de investigação a partir dos conceitos, problemáticas e obras que formam a base desta unidade curricular.

1.“Performance” e “artes performativas”: definição e delimitação de conceitos

2.Do texto à cena: relações entre o discurso literário e as linguagens cénicas
. Especificidade do texto dramático vs adaptação de textos não escritos para cena.
. Análise do texto para cena: a palavra dita e os contextos cénicos de situação.
. Semiótica do espectáculo: articulação da palavra com os sistemas sígnicos não verbais.
 
3.Análise dos espectáculos 
. Instrumentos de análise: identificação e caracterização dos mesmos.
. O lugar do texto no fenómeno espectacular.
. A conjugação de linguagens: o elemento verbal e o não verbal
. A recepção do espectáculo: formas e modelos.
. Tipos/tipologias de espectáculos.

 

BORIE, Monique et al., Estética Teatral. Textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
DAVIES, David. The Philosophy of the Performing Arts. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2011.
GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance - do futurismo ao presente. Lisboa: Antígona, 2007.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. Lisboa:Edições Asa, 1992.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies. 2nd edition. New York: Routledge, 2006.
SOLMER, Antonino (dir.). Manual de Teatro. Lisboa: Temas e Debates, 2003.
WALLIS, Mick e SHEPHERD, Simon. Studying Plays. London: Arnold, 1998.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.