Literatura e Artes Europeias
Código: 52034
Departamento: DH
ECTS: 7.5
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 41

A unidade curricular visa:
. explorar a especificidade da relação entre a literatura e as artes europeias;
. refletir sobre a importância que uma tradição especulativa teve no diálogo entre a literatura e as artes europeias;
. descrever a emergência desta relação na Antiguidade Clássica;
. analisar a importância da reformulação teórica levada a cabo por Lessing;
. problematizar a emergência de um discurso crítico-criativo no Modernismo e no pós-modernismo.

  1. Arte
  2. Literatura
  3. Interdisciplinaridade
  4. Crítica

As competências a desenvolver são as seguintes:
. domínio das ferramentas conceptuais e metodológicas necessárias à produção do conhecimento num âmbito interdisciplinar;
. capacidade de formular problemas e de usar todos os recursos conceptuais inerentes aos espaços criativos em causa;
. capacidade de construir uma visão racional e crítica do objecto;
. capacidade de reflectir sobre a dimensão especulativa do objecto de análise;
. capacidade de problematizar a dimensão epistemológica relevante a nível do estado da arte do tema escolhido.

1. Antecedentes clássicos
1.1. Ilíada, de Homero- o escudo de Aquiles e a “ekphrasis”;
1.2. Signo e epistema;
1.3. Interpelações teóricas na Grécia (Platão e Artistóteles, conceito de “mimesis”);
1.4. Interpretações teóricas em Roma (Horácio, conceito de “ut pictura poesis”).
 
2. A revisão oitocentista
2.1. Lessing e as artes do espaço e do tempo;
2.2. A emergência do Museu e o romantismo;
2.3. Baudelaire – um discurso sobre a modernidade;
2.4. Os Pré-Rafaelitas e a mudança epistémica.

3.  Do Modernismo ao Pós-modernismo
3.1. Heranças criativas;
3.2. Ironia e memória;
3.3. Ensaios críticos;
3.4. Verbalizando além do figurativo.

Avelar, Mário. Ekpkrasis – O poeta no atelier do artista (Chamusca: Cosmos, 2006)
Baudelaire, Charles. A Invenção da Modernidade (Sobre Arte, Literatura e Música) (Lisboa: Relógio D’Água, 2006)
Heffernan, James A. W. A Museum of Words – The Poetics of Ekphrasis from Homer to Ashbery (Chicago: The University of Chicago Press, 1993)
Malraux, André. O Museu Imaginário (Lisboa: Edições 70, 1963)
Praz, Mario. Mnemosyne – El paralelismo entre la literatura y las artes visuales (Madrid: Taurus, 1979)

E-Learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Obrigatória.