Esta unidade curricular começa por abordar o surgimento e os fundamentos da Linguística Textual, nomeadamente o seu objeto de estudo e os seus principais objetivos. Para a caracterização e delimitação da Linguística Textual relativamente a outras disciplinas linguísticas, são destacados os conceitos de texto, de coesão e de coerência, enquadrados em teorizações acerca dos parâmetros de textualidade.
A reflexão sobre estes conceitos precede o trabalho de análise textual, que visa descrever os mecanismos de coesão que estruturam o objeto texto e que contribuem para a construção da coerência. Num segundo momento, a análise textual assenta no conceito de relação discursiva, que permite evidenciar as relações semânticas entre segmentos textuais.
Por fim, são abordadas diversas classificações textuais (em tipos de discurso, em géneros e em tipos de sequências textuais), refletindo-se sobre os critérios em que se baseiam, as classes que incluem e as propriedades típicas de cada uma das classes.
Texto
Coerência
Coesâo
Classificações textuais
O seminário visa promover e estimular no estudante a capacidade de:
- pesquisar e gerir informações sobre os diversos temas abordados;
- refletir, individualmente e em grupo, sobre assuntos que estão no centro da análise e teorização da Linguística Textual, utilizando adequadamente os conceitos teóricos desta disciplina;
- proceder à análise de textos, seguindo metodologias próprias da Linguística Textual;
- revelar crescente autonomia, quer a nível da reflexão individual realizada, quer a nível das investigações parcelares efetuadas;
- comunicar com correção, rigor e precisão os resultados da sua reflexão.
O seminário privilegiará os seguintes temas:
- o conceito de texto e os parâmetros da textualidade (com destaque para as noções de coerência e de coesão);
- mecanismos verbais que promovem a coesão textual;
- diferentes classificações de textos e os critérios que lhes subjazem;
- a estrutura macroproposicional prototípica dos tipos sequenciais narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo e dialogal.
ADAM, Jean-Michel (1992), Les textes: types et prototypes, 4.e éd., Paris, Éditions Nathan, 2011.
ADAM, Jean-Michel (2005), La linguistique textuelle. Introduction à l’analyse textuelle des discours, 2.e éd. entièrement revue et augmentée, Paris, Armand Colin, 2008.
Nota – Estes dois títulos são transversais aos diferentes temas abordados no seminário. Outras referências bibliográficas serão aconselhadas e disponibilizadas em função de cada um dos temas tratados.
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
É obrigatório o recurso a um computador com ligação de banda larga à Internet.
Os temas abordados neste seminário requerem a leitura de bibliografia em português, em inglês e em francês.