Esta unidade curricular, que serve de introdução ao estudo da língua latina, podendo ter continuação em níveis posteriores, encontra-se dividida em Lições constituídas por propostas de trabalho que serão desenvolvidas de modo progressivo e de dificuldade ascendente ao longo do semestre.
A UC tem por objetivo familiarizar os estudantes com vocabulário fundamental e noções básicas da gramática latina, orientados para a leitura de frases e pequenos textos em latim.
A indicação de bibliografia secundária sobre a civilização romana serve igualmente para que os estudantes adquiram conhecimentos básicos sobre a cultura clássica, nomeadamente quanto aos aspetos do quotidiano dos Romanos.
1. Gramática e dicionário de latim, preferencialmente:
• ALMENDRA, Maria Ana & José Nunes de Figueiredo, Compêndio de Gramática Latina (Porto: Porto Editora, 1996), ou edições posteriores.
• Dicionário de Latim-Português (3ª ed. [revista], Porto: Porto Editora, 2008).
2. Temas culturais:
• CENTENO, Rui Manuel Sobral (coord.), Civilizações Clássicas II: Roma (Lisboa: Universidade Aberta, 1997).
3. Leitura Complementar:
• PEREIRA, Maria Helena da Rocha, Estudos de História da Cultura Clássica II: Cultura Romana (3ª ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, ou edição posterior).
Outros materiais serão fornecidos ao longo do semestre.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre lectivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.