Investigação em Supervisão Pedagógica
Código: 12151
Departamento: DEED
ECTS: 8
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 44

Esta unidade curricular constitui-se como um espaço de reflexão sobre os métodos e as técnicas mais utilizados na investigação em supervisão pedagógica, estabelecendo pontes com conteúdos abordados em Investigação em Educação, visando a construção do Plano de dissertação/projeto.

No final desta unidade curricular espera-se que os estudantes sejam capazes de:
• Refletir e apreciar criticamente contextos, processos e desenhos de investigação em Educação, no âmbito da supervisão pedagógica;
• Definir um problema investigativo no campo da supervisão pedagógica e as respetivas questões e objetivos de investigação;
• Elaborar instrumentos de recolha de dados (questionário, entrevista, grelha de observação, outros) com base em critérios de qualidade;
• Elaborar e fundamentar um desenho de investigação no campo da supervisão pedagógica.
• Apresentar e discutir o Plano de dissertação/projeto.

Dada a natureza desta unidade curricular, com a qual se pretende o desenvolvimento de competências de investigação necessárias à conceção do plano de dissertação/projeto e posterior concretização, consideram-se como conteúdos programáticos os seguintes:

  1. Cenários emergentes de investigação em supervisão pedagógica e sua caraterização.
  2. Desenho de investigação (formulação de um problema, questões e objetivos de investigação, quadro teórico e metodológico) e sua fundamentação.
  3. Conceção de instrumentos de recolha de dados (qualitativos e quantitativos).
  4. Elaboração do Plano de dissertação/projeto.

Aires, L. (2015). Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional. Repositório da UAb.
Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativos, quantitativos e mistos.  Porto Alegre: ARTMED.
Day, C., Elliott, J. Somekh, B., & Winter, R. (2002). Theory and Practice in Action researchsome international perspectives. Oxford: Symposium Books.
Hill, M.M. & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Lankshear, C. & Knobel, M. (2008). Teacher research – from design to implementation. Maidenhead: Open University Press.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (2010). Investigação Qualitativa – Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
Stake, R. E. (2009). A arte da investigação com Estudos de Caso, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Woods, P. (1999). Investigar a Arte de Ensinar. Porto: Porto Editora.
Zabalza, M. A. (1994). Diários de aula. Porto: Porto Editora.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.