Esta unidade curricular constitui-se como um espaço de reflexão sobre os métodos e as técnicas mais utilizados na investigação em supervisão pedagógica, estabelecendo pontes com conteúdos abordados em Investigação em Educação, visando a construção do Plano de dissertação/projeto.
Dada a natureza desta unidade curricular, com a qual se pretende o desenvolvimento de competências de investigação necessárias à conceção do plano de dissertação/projeto e posterior concretização, consideram-se como conteúdos programáticos os seguintes:
Aires, L. (2015). Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional. Repositório da UAb.
Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Porto Alegre: ARTMED.
Day, C., Elliott, J. Somekh, B., & Winter, R. (2002). Theory and Practice in Action research – some international perspectives. Oxford: Symposium Books.
Hill, M.M. & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Lankshear, C. & Knobel, M. (2008). Teacher research – from design to implementation. Maidenhead: Open University Press.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (2010). Investigação Qualitativa – Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
Stake, R. E. (2009). A arte da investigação com Estudos de Caso, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Woods, P. (1999). Investigar a Arte de Ensinar. Porto: Porto Editora.
Zabalza, M. A. (1994). Diários de aula. Porto: Porto Editora.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.