Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15
A unidade curricular disponibiliza conteúdos que perspetivam uma visão global sobre o social, a vida quotidiana e o processo de aprendizagem de como se tornar membro de uma determinada sociedade, com a análise das relações sociais e de formas de sociabilidade. Visa também explicitar os critérios e as condições de formação do campo das Ciências Sociais no universo das ciências, bem como propor a análise dos principais vetores epistemológicos e metodológicos das ciências sociais, enquanto saber científico. Nesse sentido, primeiro explora-se a obrigatoriedade de romper com o senso comum, explicitando e refletindo sobre os obstáculos epistemológicos no sentido da construção da objetividade e neutralidade em ciências sociais. Depois trata-se também do domínio científico das várias ciências sociais na sua complementaridade e interdisciplinaridade com uma visão global dos campos de estudo.
Ciências sociais Senso comum Teoria social Conhecimento e explicação em Ciências Sociais
Identificar e caracterizar a especificidade do social e dos factos sociais enquanto domínio próprio das ciências sociais.
Distinguir em consiste o processo de aprendizagem de ser membro de uma sociedade e a relativização cultural.
Identificar em que consiste o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum.
Conhecer e relacionar os factores fundamentais de explicação e compreensão dos factos sociais.
Desenvolver espírito crítico e reflexivo que permitam argumentar sobre o conhecimento produzido pelas ciências sociais.
1. Aprender a ser membro da sociedade: formas de sociabilidade
2. Perspetiva da vida quotidiana e do que é a especificidade do social
3. Construção do conhecimento científico
4. Objetividade e neutralidade nas ciências sociais: os obstáculos epistemológicos
5. A explicação e a compreensão em ciências sociais
6. O domínio das ciências sociais – unidade e pluralidade
7. Visão global sobre as ciências sociais
Bibliografia Obrigatória
MAGANO, Olga (2014) Introdução às ciências sociais, Lisboa. Universidade Aberta, e-book
Bibliografia Complementar
CAMPENHOUDT, L. V. (2003). Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais. Lisboa, Gradiva
DURKHEIM, Émile (1985). As Regras do Método Sociológico. Lisboa. Editorial Presença.
LUCKMAN, Thomas e BERGER, Peter I. (1985). A construção social da realidade. Um livro sobre a sociologia do conhecimento. Lisboa. Dinalivro
NUNES, Sedas (1973). Questões preliminares sobre as ciências sociais. Lisboa. Presença /GIS
SANTOS, Boaventura de Sousa (1986). Um discurso sobre as ciências. Coimbra. Universidade de Coimbra
SILVA, Augusto Santos e PINTO, José Madureira (1986). (orgs.). Metodologia das ciências Sociais. Porto. Ed. Afrontamento.
Nota: Para além da bibliografia obrigatória serão disponibilizados na turma virtual outros textos para apoio ao estudo de cada tema
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos
escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final
do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um
único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os estudantes inscritos nesta unidade curricular devem entrar na Plataforma Moodle: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/, na respetiva turma virtual de e-learning.