Introdução aos Estudos Literários II
Cursos:
Código: 51024
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Estudos Literários
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular visa aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em Introdução aos Estudos Literários I.
O estudo aprofundado de duas obras de géneros literários diferentes e a sua articulação com o período literário em que se situam, nos seus aspectos literários, históricos e culturais, constituem as principais vertentes do fenómeno literário que esta unidade curricular aborda.

  1. Literatura Moderna e Contemporânea
  2. Análise literária
  3. Poesia
  4. Conto

No final desta unidade curricular, o aluno deverá ter desenvolvido competências para:
•situar determinadas obras literárias no contexto da evolução e da periodização literárias e reconhecer as respectivas marcas ou a subversão das mesmas;
•analisar e interpretar uma obra literária.

• O Modernismo em Portugal
• Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos: Rostos e Máscaras do Modernismo Português.
• O Conto como Forma Narrativa : Os Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen ou a Procura do Absoluto.

Obras de leitura obrigatória:
REIS, Carlos, Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Universidade Aberta, 1990 (capítulos 7 e 8).
PESSOA, Fernando, Ficções do Interlúdio, Edições Assírio e Alvim.
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner, Contos Exemplares, Figueirinhas.

Bibliografia de Apoio:
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner, Obra Poética, Lisboa,  Caminho, 2011.
BESSE, Maria Graciette, Sophia de Mello Breyner: Contos Exemplares, Publicações Europa-América, Lisboa, 1990.
BRÉCHON, Robert, Estranho Estrangeiro - Uma Biografia de Fernando Pessoa, Lisboa, Quetzal, 1996.
COELHO,Jacinto do Prado, Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa, Lisboa, Editorial Verbo.
LOPES, Óscar, e SARAIVA, António José , História da Literatura Portuguesa, Porto, Porto Editora
MALHEIRO, Helena, O Enigma de Sophia : Da Sombra à Claridade, Lisboa, Oficina do Livro, 2008.
MOISÉS, Massaud, As Estéticas Literárias em Portugal, vol. III - Século XX, Lisboa, Editorial Caminho, 2002.
REIS,Carlos, O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários, Coimbra, Livraria Almedina, 2001, 2.ª ed. (capítulos V, VI e VIII.5).
ROCHA, Clara Crabbé, Os «Contos Exemplares» de Sophia de Mello Breyner Andresen, Coimbra, Inic, 1978.
SEABRA, José Augusto, Fernando Pessoa ou o Poetodrama, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Outros Recursos:
Serão indicados outros textos complementares durante o período de leccionação da disciplina.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre lectivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

É fundamental o estudante ter um bom conhecimento da língua portuguesa.