Introdução aos Estudos Linguísticos II
Cursos:
Código: 51022
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Linguística
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

No âmbito desta unidade curricular, são apresentadas reflexões preliminares de Linguística Geral, nomeadamente a importância das propostas fundadoras de Chomsky.
Na segunda parte, reflecte-se sobre os diferentes níveis de análise linguística: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática. A propósito de cada um destes seis níveis de análise linguística, são apresentadas metodologias de análise que lhes são específicas.
Na terceira parte, é abordada a questão da mudança linguística.

  1. Linguística 
  2. Competência e desempenho
  3. Níveis de análise linguística
  4. Mudança linguística

Ao concluir com sucesso esta unidade curricular, o estudante deverá ter desenvolvido competências para:
• compreender a relevância das propostas de Chomsky para o desenvolvimento da Linguística contemporânea;
• classificar os factos linguísticos segundo o nível de análise em que se inserem (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática);
• utilizar métodos de descrição e de análise desenvolvidos nas disciplinas correspondentes aos diferentes níveis de análise apresentados (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática), de que se destacam os seguintes:
• apresentar exemplos originais de fenómenos de mudança linguística (nos diferentes níveis de análise linguística).

1.ª PARTE – LINGUÍSTICA E LINGUAGEM VERBAL
TEMA 1 – As propostas iniciais de Chomsky

2.ª PARTE – OS NÍVEIS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
TEMA 2 – Fonética e Fonologia
Metodologias de análise próprias da Fonética e da Fonologia
TEMA 3 – Morfologia e Sintaxe
Metodologias de análise próprias da Morfologia e da Sintaxe
TEMA 4 – Semântica e Pragmática
Metodologias de análise próprias da Semântica e da Pragmática

3.ª PARTE – MUDANÇA LINGUÍSTICA
TEMA 5 – Mudança linguística

SILVA, Paulo Nunes da (2010), Manual de Introdução aos Estudos Linguísticos (disponibilizado online na página da unidade curricular na plataforma Moodle).

Nota: Outras referências bibliográficas serão aconselhadas em cada tema da uc.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.