Ao concluir com sucesso esta unidade curricular, o estudante deverá ter desenvolvido competências para:
• compreender a relevância das propostas de Chomsky para o desenvolvimento da Linguística contemporânea;
• classificar os factos linguísticos segundo o nível de análise em que se inserem (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática);
• utilizar métodos de descrição e de análise desenvolvidos nas disciplinas correspondentes aos diferentes níveis de análise apresentados (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática), de que se destacam os seguintes:
• apresentar exemplos originais de fenómenos de mudança linguística (nos diferentes níveis de análise linguística).
1.ª PARTE – LINGUÍSTICA E LINGUAGEM VERBAL
TEMA 1 – As propostas iniciais de Chomsky
2.ª PARTE – OS NÍVEIS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
TEMA 2 – Fonética e Fonologia
Metodologias de análise próprias da Fonética e da Fonologia
TEMA 3 – Morfologia e Sintaxe
Metodologias de análise próprias da Morfologia e da Sintaxe
TEMA 4 – Semântica e Pragmática
Metodologias de análise próprias da Semântica e da Pragmática
3.ª PARTE – MUDANÇA LINGUÍSTICA
TEMA 5 – Mudança linguística
SILVA, Paulo Nunes da (2010), Manual de Introdução aos Estudos Linguísticos (disponibilizado online na página da unidade curricular na plataforma Moodle).
Nota: Outras referências bibliográficas serão aconselhadas em cada tema da uc.