Introdução à Estatística Aplicada
Código: 21068
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Matemática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Em quase todas as áreas profissionais e científicas somos confrontados diariamente com a necessidade de extrair informação de qualidade, partindo de um conjunto de dados observados (salários dos funcionários e das administrações, intenções de voto, vendas anuais, habilitações escolares e crescimento de uma população, etc.), sendo assim, fundamental saber interpretar e avaliar resultados de cálculos estatísticos. Com este objetivo são estudadas algumas formas de apresentação dos dados e o cálculo de medidas de Estatística Descritiva. Faz-se a comparação entre valores de uma variável em diferentes registos no tempo e no espaço e estuda-se a relação linear entre duas variáveis. Na última parte faz-se uma introdução ao cálculo combinatório, ao cálculo de probabilidades e ao conceito de variável aleatória no caso discreto.

Estatística Descritiva
Números Índices
Regressão e Correlação Simples
Cálculo combinatório e probabilidade

Organizar e analisar dados estatísticos; Calcular e interpretar índices estatísticos; Calcular e interpretar a equação de regressão linear e o coeficiente de correlação simples; Resolver problemas envolvendo cálculo combinatório e probabilidades.

1. Apresentação de dados em quadros e gráficos.
2. Medidas de Localização em Estatística Descritiva (média, moda, mediana).
3. Medidas de Dispersão e de Concentração em Estatística Descritiva (intervalo interquartis, variância, desvio padrão, curva de Lorenz, índice de Gini).
4. Números índices (índices de Laspeyres, Paaches e de preços no consumidor).
5. Regressão Linear e Correlação Linear Simples (método dos mínimos quadrados; coeficientes de correlação).
6. Combinatória e Probabilidade. Variável aleatória. Caso discreto.

Bibliografia principal recomendada:
  • Reis, Elizabeth, (2008). Estatística Descritiva, Edições Sílabo (7ª Edição), p. 248: ISBN:9789726184768
  • Outros materiais de apoio serão disponibilizados online na plataforma de e-learning
 
Leitura complementar:
 Sílvio Filipe Velosa, Dinis Duarte Pestana (2008). 
Introdução à Probabilidade e à Estatística, Fundação Calouste Gulbenkian (4ª Edição), p.1164: ISBN: 9789723111507
 
 

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Pré-requisitos: Sem pré-requisitos