Instrumentos de Gestão Ambiental
Código: 21066
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Nesta unidade curricular pretende-se analisar os conceitos para uma abordagem sistémica na gestão ambiental, explicando-se as ferramentas e as normas de suporte à gestão ambiental, nomeadamente a análise de ciclo de vida; o desenho ecológico de produtos e rótulos ecológicos; os sistemas de gestão ambiental; as auditorias ambientais; a avaliação do desempenho ambiental de organizações e outros instrumentos de gestão ambiental, como a construção sustentável ou sistemas de certificação florestal. Introduz-se também o conceito de ecologia industrial, sua ligação com os diferentes instrumentos de gestão ambiental e aplicabilidade em Portugal.

1. Sistemas de Gestão Ambiental
2. Análise de ciclo de vida e desenho ecológico de produtos
3. Avaliação e comunicação do desempenho ambiental
4. Auditorias ambientais

Capacidade de explicar e diferenciar os diferentes instrumentos de gestão ambiental, nomeadamente a análise de ciclo de vida de produtos, ecodesign e rótulos ecológicos, sistemas de gestão ambiental, auditorias ambientais e avaliação de desempenho ambiental, e perceber a sua aplicabilidade e utilidade no âmbito da ecologia industrial.

1. Conceitos para uma abordagem sistémica na gestão ambiental;
2. Conceito de ecologia industrial;
3. Análise de ciclo de vida;
4. Desenho ecológico de produtos e rótulos ecológicos;
5. Sistemas de gestão ambiental;
6. Auditorias ambientais;
7. Avaliação do desempenho e comunicação da sustentabilidade;
8. Outros instrumentos de gestão ambiental.

VIDEIRA, N. Alves, I. Subtil, R. (2007). Instrumentos de Apoio à Gestão do Ambiente. Volume 2. Edições da Universidade Aberta (obrigatório).

Material scripto e videos de apoio elaborado pelo docente.

Aconselha-se a consulta das seguintes obras (suplementar):

Ferrão, P. (2009). Ecologia Industrial. Princípios e ferramentas. Instituto Superior Técnico Pres.Lisboa.

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.