Nesta unidade curricular pretende-se introduzir o conceito de ecologia industrial e abordar os conceitos para uma abordagem sistémica na gestão ambiental, explicando-se as ferramentas e as normas de suporte à gestão ambiental, nomeadamente a análise de ciclo de vida; o desenho ecológico de produtos e rótulos ecológicos; os sistemas de gestão ambiental; as auditorias ambientais; a avaliação e comunicação do desempenho ambiental de organizações e outros instrumentos de gestão ambiental, como a construção sustentável, sistemas de certificação florestal e outras certificações.
1. Sistemas de Gestão Ambiental
2. Análise de ciclo de vida e desenho ecológico de produtos
3. Avaliação e comunicação do desempenho ambiental
4. Auditorias ambientais
Capacidade de explicar e diferenciar os diferentes instrumentos de gestão ambiental, nomeadamente a análise de ciclo de vida de produtos, ecodesign e design sustentável; rótulos ecológicos, sistemas de gestão ambiental e/ou da sustentabilidade, auditorias ambientais e avaliação de desempenho ambiental e outros instrumentos de gestão ambiental e/ou da sustentabilidade, e perceber a sua aplicabilidade e utilidade no âmbito da ecologia industrial.
1. Conceitos e ferramentas para uma abordagem sistémica na gestão ambiental;
2. Análise de ciclo de vida;
3. Desenho ecológico e/ou sustentável de produtos e rótulos ecológicos;
4. Sistemas de gestão ambiental;
5. Auditorias ambientais;
6. Avaliação do desempenho e comunicação da sustentabilidade;
7. Outros instrumentos de gestão ambiental e/ou da sustentabilidade.
Obrigatória
· Videira, N. Alves, I. Subtil, R. (2007). Instrumentos de Apoio à Gestão do Ambiente. Volume 2. Edições da Universidade Aberta
· Ferrão, P. (2009). Ecologia Industrial. Princípios e ferramentas. Instituto Superior Técnico Pres.Lisboa.
· Material scripto (slides de apoio para cada tópico com atualização) e videos de apoios na plataforma.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.