Influência das Alterações Climáticas na Disponibilidade Alimentar
Cod: 22310
Department: DCET
ECTS: 5
Scientific area:  Ciências do Ambiente /Ciência e Tecnologia Alimentar
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 Alimentos, Alterações globais, Disponibilidade alimentar 

Pretende-se com esta unidade curricular, numa primeira parte, mobilizar e uniformizar saberes sobre os efeitos das alterações globais, para, de seguida, avaliar o modo as alterações globais influenciam para o consumidor a disponibilidade alimentar, bem como avaliar campanhas que têm sido dinamizadas junto dos consumidores para combater as alterações da disponibilidade alimentar, de modo a fazer face ao futuro

P1. Noções gerais sobre as alterações globais

1.1. Aumento da temperatura

1.2. Alteração do regime de ventos

1.3. Acidificação dos oceanos

1.4. Alteração das plumas fluviais

P2. Alimentos terrestres disponíveis ao consumidor

2.1. Efeitos na agricultura

2.2. Efeitos na pecuária

2.3. Efeitos nas espécies cinegéticas

2.4. Efeitos nos recursos aquícolas de águas interiores

P3. Alimentos estuarinos e marinhos disponíveis ao consumidor

3.1. Algas

3.2. Crustáceos

3.3. Moluscos

3.4. Peixes marinhos e migradores

FAO, 2016. THE STATE OF FOOD AND AGRICULTURE Climate change, agriculture and food security. Rome. 173pp.

ISBN 978-92-5-109374-0

FAO. 2017. The future of food and agriculture – Trends and challenges. Rome.

FAO. 2018. Impacts of climate change on fisheries and aquaculture. Synthesis of current knowledge, adaptation and mitigation options. FAO Fisheries and Aquaculture Technical Paper 627 ISBN 978-92-5-130607-9

Fraga, H., Santos, J. A., Malheiro, A. C., Oliveira, A. A., Moutinho‐Pereira, J., & Jones, G. V. (2016). Climatic suitability of

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Iglesias, A., Garrote, L., Quiroga, S., & Moneo, M. 2012. A regional comparison of the effects of climate change on agricultural crops in Europe. Climatic change, 112(1), 29-46.

MAMAOT, 2016. Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas – Portugal Continental. 88pp.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.