História e Teoria do Património
Código: 32013
Departamento: DCSG
ECTS: 7.5
Área científica: Estudos do Património
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 25

O primeiro objetivo desta unidade curricular é historiar o caminho percorrido entre a destruição (vandalismo) do património arquitetónico e o reconhecimento pela sociedade da necessidade da sua salvaguarda. Nesta unidade curricular são ainda abordados tópicos como o estudo da origem do conceito de património e a sua evolução histórica; a evolução da legislação; os instrumentos e meios de proteção do património e a difusão e pedagogia do património. O estudo do caso português será privilegiado durante as sessões.

Património
Vandalismo
Salvaguarda
História

No final da unidade curricular, o estudante deve:
•Utilizar de forma crítica o conceito de património;
•Desenvolver uma reflexão sobre a responsabilidade individual e social na proteção do património;
•Reconhecer as principais questões relativas à tutela, conservação e valorização do património.

•O vandalismo e a invenção do património.
•História, teorias e práticas no Ocidente, do século XVIII ao XX.
•A legislação nacional e as cartas internacionais sobre o património.
•Instrumentos de salvaguarda.

CHOAY, Françoise, A Alegoria do Património, Lisboa, Edições 70, 2000 (Arte e Comunicação, 71).
HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, Francisca, El patrimonio cultural: la memoria recuperada, Gijón, Ediciones Trea, 2002 (Col. Biblioteconomia y Administración Cultural, 60)
JOKILEHTO, Jukka, A History of Architectural Conservation, Oxford, Butterworth, 1999.
LACROIX, Michel, O Princípio de Noé ou a Ética da Salvaguarda, Lisboa, Instituto Piaget, 1999.
LENIAUD, Jean-Michel, Les archipels du passé. Le patrimoine et son histoire, Paris, Fayard, 2002.
NETO, Maria João Baptista, Memória, Propaganda e Poder. O Restauro dos Monumentos Nacionais (1929-1960), Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2001. ORTIGÃO, Ramalho, O Culto da Arte em Portugal, Lisboa, Esfera do Caos, 2006 (Col. Esfera das Letras, 3) também disponível em http://purl.pt/207.
Nota: Ao longo do semestre podem ser aconselhadas outras leituras obrigatórias e/ou complementares.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

•Recomenda-se que os estudantes tenham acesso a um computador com ligação à Internet e endereço de correio electrónico.
•Esta unidade curricular é lecionada em língua portuguesa, mas parte da bibliografia será em castelhano, francês e inglês.