História do Pensamento Filosófico
Código: 51140
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Filosofia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A História do Pensamento Filosófico tem como principal objectivo debater as principais questões do pensamento filosófico ocidental, organizadas de um modo antes de tudo temático, não deixando, contudo, de as localizar no espaço e no tempo, de forma a fornecer ao Estudante um mapa histórico do pensamento filosófico. Ao privilegiar uma perspectiva temática, esperamos conseguir, num só semestre lectivo, dar a conhecer de forma condensada o pensamento filosófico entre a Antiguidade Grega e a contemporaneidade, em algumas das suas disciplinas mais caras, como a Metafísica, a Ética, a Dialéctica, a Lógica, a Epistemologia, a Estética e a Filosofia da Linguagem.
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No estudo de cada Tema do Roteiro de História do Pensamento Filosófico, o Estudante terá a oportunidade de contactar com excertos de textos filosóficos matriciais para a compreensão de conceitos fundamentais, procurando responder a questões que existem desde sempre no pensamento filosófico, com o objectivo de se compreender que, na filosofia, o passado lê o presente, assim como o presente actualiza o passado.

Mythos / Logos
Belo / Bom
Conhecimento / Verdade

No final do estudo desta Unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:

– Aquisição de conhecimentos genéricos e específicos sobre a história do pensamento filosófico ocidental, nomeadamente:

• Conhecer conceitos básicos da racionalidade

• Reconhecer as questões fundamentais à ponderação filosófica e sua problematização

• Identificar as disciplinas da Filosofia, sua articulação na história do pensamento filosófico e relação com outras áreas do saber científico

• Identificar os conceitos filosóficos estudados ao longo do semestre, seus autores e sua problemática

– Leitura crítica de fontes documentais e críticas seleccionadas, e o seu manuseamento no sentido da reflexão analítica e autónoma sobre determinada temática filosófica.

– Capacidade de recolha, selecção e interpretação de dados relevantes para a análise crítica ou a reflexão filosófica.

- Capacidade de confrontação de pontos de vista diversos sobre os mesmos temas filosóficos.

- Comparação, argumentação e comunicação na exposição teórico-prática de temas e de conceitos filosóficos.

I. Questões prévias: uma história da filosofia ou uma viagem por questões filosóficas?

II. Qual é o princípio de tudo? O que é o bem e o mal?

III. Donde a necessidade de justificar opiniões? Um raciocínio válido é sempre verdadeiro? Quais os limites da pesquisa científica?

IV. O que é o belo? O que é um jogo de linguagem?

Todos os materiais de estudo serão disponibilizados no espaço da sala de aula virtual, em sebentas com a selecção de textos filosóficos e excertos da literatura conceptual e de referência que ajudará à compreensão das matérias. Não está de parte o acesso a recursos disponíveis na Internet, devidamente contextualizados.

De seguida, apresentamos uma parte dos recursos a partir dos quais se trabalha nesta unidade curricular:

Recursos online:

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica
http://compendioemlinha.letras.ulisboa.pt/

Obras Completas de Aristóteles (Projecto Centro de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa):http://www.obrasdearistoteles.net/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=53

Enciclopédia de Filosofia de Stanford / The Stanford Encyclopedia of Philosophy (em língua inglesa): https://plato.stanford.edu/index.html

Recursos scripto:

Dicionário prático de filosofia (Élisabeth Clément, et alii), Terramar.

Dicionário de filosofia (Simon Blackburn), Gradiva.

Dicionário de filosofia (José Ferrater Mora), Publicações Dom Quixote.

Enciclopédia Logos - Luso-Brasileira. Ed. Verbo. Lisboa.

Grayling, A.C., Uma História da Filosofia, Ed. 70.

Tunhas, Paulo, Alexandra Abranches, As Questões que se Repetem, Ed. D. Quixote.

Abbagnano N., História da Filosofia, Presença Editores

Giorgio Colli, O Nascimento da Filosofia, ed. 70

Pinharanda Gomes, Filosofia Grega Pré-Socrática, Guimarães Editores

Galvão, Pedro, Filosofia - Uma introdução por disciplinas, Ed. 70.

Alguns dos filósofos que são lidos ao longo do semestre: Aristóteles, Heraclito, Parménides, Stuart Mill, Kant, Platão, Perelman, Kuhn, Popper…
 

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.