História do Islamismo
Código: 31056
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular pretende facultar uma visão global da história do mundo islâmico e dos principais aspectos da sua civilização, adoptando, para tal, uma perspectiva diacrónica. Serão, igualmente, objecto de análise e discussão aspectos como a diversidade cultural e religiosa existente dentro do Islão, bem como as características da relação existente entre o mundo islâmico e o Ocidente, em particular no mundo contemporâneo.

  1. Islamismo
  2. Fundamentalismo
  3. Alcorão
  4. Profetismo

• Capacidade para compreender a evolução do mundo islâmico nas suas múltiplas vertentes, nomeadamente, a religiosa, a política e a cultural.
• Capacidade para reconhecer factos e tendências históricas relevantes na relação entre o mundo islâmico e o Ocidente.

1. O nascimento do Islão
2. Maomé e os Califas
3. O Islão dos Omíadas e dos Abássidas
4. Os impérios islâmicos
5. O Islão na atualidade e as suas relações com o Ocidente

Civilização Muçulmana.Dicionário Temático Larousse, Lisboa, Circulo de Leitores, 2000.
DONINI, Pier Giovanni, O Mundo Islâmico do século XVI à actualidade, Lisboa, Editorial Presença, 2008.
DUCELIER, Alain, KAPLAN, Michel, MARTIN, Bernadette, MICHEAU Françoise, A Idade Média no Oriente – Bizâncio e o Islão dos Bárbaros aos Otomanos, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1994.
SOURDEL, Dominique, SOURDEL, Janine, La Civilization de l’Islam Classique, Paris, Arthaud,1983.
VÁZQUEZ BORAU, José Luís, As Religiões do Livro (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), Lisboa, Paulus Editora, 2008.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio electrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspectiva do utilizador.