História do Cristianismo
Código: 31055
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular analisa um conjunto de questões de O cristianismo, surgido na Judeia com a pregação do profeta judeu Jesus de Nazaré, penetrou no Império Romano e passou a sua mensagem à Europa tomada pelos bárbaros, para nos séculos seguintes se consolidar e expandir, não sem se ter confrontado ao longo de todo este período (sécs I-XV) com perseguições externas e contestações internas de ordem vária, que na modernidade (sécs XVI-XVIII) ganharam contornos mais definidos e acentuados. Nos séculos da contemporaneidade (sécs. XIX-XXI) a importância dos esforços realizados para unir todos os cristãos e a expectativa suscitada pela instauração recente do diálogo inter-religioso são aspetos, entre outros, que marcam a história do cristianismo e que merecem, por isso, ser também analisados.

Cisões
Cristianismo
Cristianização
Ecumenismo

•Capacidade de analisar a evolução histórica do cristianismo;
•Capacidade para reconhecer o papel que o cristianismo desempenhou na História do Ocidente;
•Capacidade de dominar conceitos e terminologia específicos necessários à compreensão da  temática/conteúdos da unidade curricular;
•Capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos abordados na unidade curricular.

1. Os inícios da história do cristianismo
2. A Idade Média: consolidação, expansão, contestação
3. Os tempos modernos: a aprendizagem do pluralismo
4. O mundo contemporâneo: um momento de adaptação

BORGES, Anselmo; MONTEIRO, João Gouveia coord. - As três religiões do livro. Coimbra: IUC, 2012.
CORBIN, Alain dir. - História do Cristianismo. Lisboa: Editorial Presença, 2008.
CORTÉS PEŇA, António Luís coord. – Historia del cristianismo. III. El mundo moderno. Madrid: Editorial Trotta, 2006.
DELUMEAU, Jean dir. - As Grandes Religiões do Mundo. Lisboa: Editorial Presença, 1997.
DUMORTIER, Brigitte – Atlas de las religiones. Creencias, práticas y territórios. Ed. espanhola Barcelona: Icaria Editorial, 2003.
JOHNSON, Paul - História do Cristianismo. Rio de Janeiro: Editorial Imago, 2001.
KÜNG, Hans – O Cristianismo. Essência e História. Braga: Círculo de Leitores, 2002.
LINDBERG, Carter - História do Cristianismo. Lisboa: Editorial Teorema, 2007.
PIKAZA IBARRONDO, Xabier; AYA, Abdelmumim coord. – Diccionario de las tres religiones (judaísmo, cristianismo, islam). Navarra: Verbo Divino, 2009.
VEYNE, Paul - Quando o nosso mundo se tornou cristão. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio electrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspectiva do utilizador.