História do Coleccionismo e Museologia
Código: 32017
Departamento: DCSG
ECTS: 7
Área científica: Estudos do Património
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 25

O Curso de Mestrado em Estudos do Património pretende promover reflexão vasta sobre a complexidade das questões do Património, desde a história da sua salvaguarda, as principais categorias de bens patrimoniais, sem esquecer os principais instrumentos e meios de preservação do património e o tema da construção das memórias sociais. É neste âmbito que se insere a unidade curricular de História do Coleccionismo e Museologia, centrada nas questões relativas à génese dos tesouros medievais, das colecções particulares na Idade Moderna e da criação dos primeiros núcleos museológicos. O aprofundamento de conhecimentos teóricos relativos ao Coleccionismo e à História da Museologia, sem esquecer a compreensão da realidade prática de aspectos relacionados com a gestão e a conservação nos Museus hoje, são objectivos transversais no decorrer desta unidade curricular.

Colecionismo
Museologia
Património

• Utilizar adequadamente os recursos tecnológicos disponíveis online para o estudo da História da Arte e da Museologia;
• Saber pesquisar e selecionar informação científica das áreas da História da Arte e dos Estudos do Património;
• Entender o modo como as sociedades ao longo dos tempos, em particular a portuguesa, têm procedido à seleção e à consequente valorização do património móvel;
• Capacidade de refletir critica e sistematicamente sobre as questões do colecionismo e da museologia em Portugal, desde os finais da Idade Média à época Contemporânea.

1. Introdução ao estudo da História do Colecionismo e Museologia
2. Os conceitos de Schatzkammer, Kunstkammer e Wunderkammer (séculos XVI-XVIII)
3. As coleções reais e as coleções privadas
4. A génese das coleções públicas e os primeiros museus
5. Gestão, Investigação e Conservação Museológica

A presente unidade curricular conta com vários recursos de aprendizagem, estando uns diponíveis online e outros somente offline.
AAVV, Museus e Museologia em Portugal, Lisboa, RdM, 2000.
BRIGOLA, João Carlos, Colecções, Gabinetes e Museus em Portugal no séc. XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003.
GARRIGÓS, Rosa Campillo, La Gestión y el Gestor del Patrimonio Cultural, Murcia, Ed. KR, 1998.
SILVA, Nuno Vassalo e, As colecções de D. João IV no Paço da Ribeira, Lisboa, Livros Horizonte, 2003.
SILVA, Raquel Henriques (coord.), Revista de História da Arte – Museus e Colecções, nº 8, Instituto de História da Arte (FCSH/UNL), 2010.
TRINDADE, Maria Beatriz da Rocha (coord.), Iniciação à Museologia, Lisboa, Universidade Aberta, 1993.

NOTA - Ao longo do semestre serão indicados outros recursos de interesse para as áreas científicas desta unidade curricular.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador. Os estudantes deverão possuir/ter acesso à obra de E. Gombrich para a realização da unidade curricular.